Português | English
 
 
 PET - Programa de Educação Tutorial - Educação Física
Você está em: Página Inicial → Graduação → Educação Física → PET
Histórico do PET

Inicialmente, o PET era gerenciado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) com o nome de Programa Especial de Treinamento. Porém a partir de dezembro de 1999 o programa foi transferido para a Secretaria de Educação Superior (SESu) do Ministério da Educação e, em 2004, o PET passou a ser identificado como Programa de Educação Tutorial. O PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações em nível de graduação nas Instituições de Ensino Superior do País orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. O grupo PET Educação Física foi criado em outubro de 1991, tendo como primeiro tutor o Professor Dr. Ricardo Petersen.

Projetos do PET
ENSINO

• Grupo de Estudos do Currículo:

Encontro realizado pelos PETianos quinzenalmente para discutir o currículo do curso de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e outras Instituições de Ensino Superior.
Objetivos: Identificar limitações e potencialidades; Observar perfis de formação profissional; Elaborar propostas curriculares.

• Oficinas de Formação:

Encontros mensais visando o desenvolvimento de competências que não temos acesso durante a graduação; Temas como: Currículo Lattes, estatística básica e pesquisa bibliográfica.
Objetivos: Aprimorar conhecimentos específicos dos PETianos de forma complementar à formação.

• Intercâmbio PET:

Intercâmbio entre PETs da Educação Física do Brasil visando a troca de conhecimentos entre os PETianos de ambos os grupos PET em busca de novos aprendizados e novas atividades para o PET.
Objetivos: Conhecer a realidade de diferentes grupos PET - Educação Física; Criar elos com os graduandos da área da EFI; Conhecer diferentes culturas.


PESQUISA

• Egressos PET

Busca analisar a contribuição do PET na trajetória de formação acadêmica, além do perfil profissional de egressos do Programa de Educação Tutorial (PET).

• Equilíbrio de idosos no treinamento aquático

Revisão sistemática da literatura que visa entender o efeito de treinamentos no meio aquático no equilíbrio e na qualidade de vida de idosos.

• Perfil da ESEFID:

Analisar os perfis dos alunos ingressantes dos cursos de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Objetivos: Aprofundar o entendimento de aspectos que podem estar relacionados à escolha e continuidade do curso


EXTENSÃO

• Dia Acadêmico:

Formação dos alunos de Educação Física da ESEFID a partir de temáticas não contempladas nas disciplinas da Graduação. Além disso, o projeto procura proporcionar aos alunos da Pós-graduação, Mestrado e Doutorado a oportunidade de apresentar suas áreas de estudo através das temáticas de interesse da Graduação.
Objetivos: Acercar-se de temas pouco abordados na Graduação; Promover a aproximação entre os alunos da Graduação, Pós-graduação, Mestrado e Doutorado valorizando seus estudos.

• CinePET:

Proporcionar aos estudantes um espaço para debater, aprender e dar a opinião sobre diversos assuntos relacionados a área da Educação Física, a partir das ideias expostas nos filmes exibidos.
Objetivos: Possibilitar a formação acadêmica e social de cada participante; Apresentar obras no formato de longa metragem para reflexão de tópicos relevantes a corpo e atividade física; Promover um espaço cultural de descontração para os alunos; Servir como exercício do senso crítico e de problematização de situações quotidianas.

• Vivências Corporais:

Desenvolvimento de práticas e vivências com as propostas de promover a consciência corporal, a apropriação de fundamentos da corporeidade e em um segundo momento fomentar a reflexão sobre si e o corpo do outro.
Objetivos: Promover integração entre os cursos do campus da ESEFID; Aproximar a comunidade acadêmica de vertentes e temáticas diferenciadas das existentes dentro do currículo da Graduação.

• PET Circo:

Oferta da prática de modalidades circenses aos alunos da ESEFID e de outros cursos, ampliando a formação de vários profissionais que podem atuar com a arte circense e oferecendo uma modalidade ainda pouco explorada nas graduações da UFRGS.
Objetivos: Apresentar uma prática corporal pouco explorada nos cursos de Educação Física; Incentivar a formação de mediadores de projetos de circo social e integrar os cursos de EFI, Dança Teatro, Fisioterapia e demais cursos da UFRGS em uma prática de ampla exploração de diversas áreas.

Tutora

 Andrea Kruger Gonçalves  

Atuais Bolsistas

 Camila Corletto Farias  
 Carla Lopes França  
 Carlos Eduardo Duarte Moraes  
 Fernanda Capra  
 Henrique Flores Bayer  
 Henrique Saldanha da Cunha  
 Isadora Loch Sbeghen  
 Laura Paulo Menin  
 Lucas Cirino Krolikowski  
 Marina Tomazi Cabistani  
 Matheus de Almeida Kieling  
 Paulo Roberto Guedes de Oliveira  
 Renata Pivato Tussi  


 





Está acontecendo na ESEFID
Notícias da Universidade
Links Importantes

 


 UFRGS | ESEFID MOODLE INSTITUCIONAL |  ROODA |  NAVI  
© Copyright - Escola de Educação Física  - UFRGS - Todos os Direitos Reservados.