ESEFID - Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança - UFRGS
Português | English
 
 
 ESEFID NEWS :: Notícia
PARALIMPÍADAS ESCOLARES 2019
Publicada em 05/12/2019 às 00:00:02 | Atualizada em 05/12/2019 às 00:00:02

De 19 a 23 de novembro de 2019, aconteceu em São Paulo, a 13ª edição das “Paralimpíadas Escolares Loterias Caixa 2019”. De acordo com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o evento contou com a participação de 1.220 atletas com deficiência (física, visual e intelectual), entre 12 a 17 anos, representantes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal.

As 12 modalidades disputadas no Centro de Treinamento Paralímpico foram: Atletismo, Basquete em Cadeira de Rodas (formato 3x3), Bocha, Futebol de 5 (para cegos), Futebol de 7 (para paralisados cerebrais), Golbol, Judô, Natação, Parabadminton, Tênis de Mesa, Tênis em Cadeira de Rodas e Vôlei Sentado.

O estado do Rio Grande do Sul participou com uma delegação composta por 101 pessoas, sendo: 61 atletas e 40 profissionais (entre técnicos, staffs, tappers e atletas guia). Os atletas gaúchos disputaram as modalidades de Atletismo, Basquete em Cadeira de Rodas, Bocha, Futebol de 7, Natação, Parabadminton e Tênis de Mesa.

Pela 1ª vez, o Parabadminton integrou o programa das Paralimpíadas Escolares. Dentre os 36 competidores da modalidade, divididos em seis classes esportivas (WH1, WH2, SL3, SL4, SU5 e SH6), o atleta com nanismo Felipe dos Santos Borges (SH6), que treina no projeto “Escola de Esportes Adaptados e Paralímpicos”, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID/UFRGS), conquistou o 3º lugar.

A professora Aline Miranda Strapasson, coordenadora do projeto, cita que: “A experiência foi incrível! Foi a primeira vez que o Felipe viajou sem a presença dos pais. Além disso, conheceu o Centro de Treinamento Paralímpico, um ambiente totalmente acessível; teve a possibilidade de ver várias pessoas com nanismo disputando distintas modalidades; se divertiu; conseguiu entender melhor as regras do Parabadminton e importância de realizar as atividades de treinamento; entre outras. Em 2020 a intenção é aumentar significativamente o número de participantes no Parabadminton através do nosso projeto de iniciação paradesportiva. Acreditamos que oportunidades de vivenciar os benefícios e o empoderamento que a prática esportiva oferece devem ser ofertadas ao máximo de crianças e adolescentes com deficiência”.

A ESEFID também se fez presente com a aluna do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH), Giandra Anceski Bataglion, a qual é integrante do Núcleo de Estudos em História e Memória do Esporte e da Educação Física (NEHME), do Observatório do Esporte Paralímpico e do Centro de Memória do Esporte (CEME) da UFRGS. Giandra cita que é a segunda vez que participa como voluntária, e acrescenta: “é uma rica experiência, pois além de contribuir para o desenvolvimento da minha pesquisa de doutorado no PPGCMH/UFRGS, é uma oportunidade para a ampliação de conhecimentos sobre a temática do Esporte Paralímpico, sobretudo, no âmbito escolar. Ao findar do evento, tenho a possibilidade de compartilhar essas vivências e os conhecimentos adquiridos com colegas e alunos, contribuindo para a disseminação e o fortalecimento do esporte para as crianças e jovens com deficiência. Acredito que a competição é de extrema relevância para os(as) estudantes com deficiência e colabora para a construção, em longo prazo, de uma cultura do Esporte Paralímpico no Brasil. Os(as) professores(as) de Educação Física das escolas do país são fundamentais nesse processo”.

Talentos do paradesporto brasileiro já passaram pelas Paralimpíadas Escolares, como os velocistas Alan Fonteles, ouro em Londres 2012, Verônica Hipólito, prata no Rio 2016, e Petrúcio Ferreira, recordista mundial nos 100m (classe T47); o nadador Talisson Glock, prata no Rio 2016; o jogador de Golbol Leomon Moreno, prata nos Jogos de Londres e bronze no Rio 2016; a mesatenista Bruna Alexandre, bronze no Rio 2016, entre outros.(Professora Aline Strapasson)

Veja mais fotos:



    

    

   

    

   






Está acontecendo na ESEFID
Notícias da Universidade
Links Importantes

 




 UFRGS | ESEFID MOODLE INSTITUCIONAL |  ROODA |  NAVI  
© Copyright - Escola de Educação Física  - UFRGS - Todos os Direitos Reservados.