junho 8th, 2012

Impermeabilização com Manta Asfáltica

A impermeabilização é uma técnica que consiste na aplicação de produtos específicos com o objetivo de proteger as diversas áreas de uma edificação contra ação de líquidos e gases. A água infiltrada nas superfícies e estruturas afeta o concreto, sua armadura, as alvenarias e os revestimentos, diminuindo a vida útil do conjunto.
Nesta obra, a impermeabilização da laje de cobertura é realizada utilizando manta asfáltica, que é um impermeabilizante flexível e pré-fabricado. Além de ser aplicado em lajes, seu uso é indicado em reservatórios, jardineiras, paredes de encostas em superfície de concreto ou diretamente sobre o solo, áreas frias (banheiro, cozinha, área de serviço), piscina, dentre outros. As mantas apresentam-se em rolos de 1 m de largura, por 10 m de comprimento, podendo apresentar espessuras que variam entre 3 e 5 mm.

Aplicação:

– Primeiramente, a superfície é preparada, devendo estar totalmente nivelada (mantendo os devidos caimentos para os ralos de esgotamento, se houverem), limpa, sem resíduos, restos de argamassa, madeiras, etc. A superfície pode ser lavada com jateamento d’água de alta pressão ou com uma escova de aço e água. Todos os cantos vivos, côncavos ou convexos, são arredondados, para prevenir rompimento da manta.

– Em seguida é aplicado o Primer, que é uma solução asfáltica utilizada para melhor aderência da manta.

– Após 4 a 6 horas (período de cura do Primer) é realizada a colagem da manta asfáltica, feita através de aquecimento com maçarico.

– Depois que a primeira manta já estiver posicionada e soldada ao primer, desenrola-se a segunda, paralelamente à anterior, deixando uma sobreposição de 10 cm. Após, realiza-se novamente a colagem com o maçarico aquecido. Procede-se da mesma forma, colocando as mantas em paralelo, sucessivamente, até toda a superfície estar coberta.

Quando o serviço estiver finalizado, a área impermeabilizada deve ser encharcada, para testar eventuais falhas na soldagem que podem comprometer a impermeabilização. Após três dias a água é retirada e a laje está pronta para receber o contrapiso, que funcionará como proteção mecânica da manta.

Matéria elaborada a partir de pesquisa e imagens da aluna Marina Bianchi

0 Comments »

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Leave a comment

You must be logged in to post a comment.

This work is licensed under GPL - 2009 | Powered by Wordpress using the theme aav1