abril 26th, 2013

Carpete com Manta Acústica

Os carpetes, apesar de não serem muito empregados atualmente, apresentam características que podem indicar sua utilidade em situações específicas. Além da variedade de texturas e estilos, adaptam-se a diferentes ambientes, proporcionam segurança e conforto à pisada, têm características térmicas e acústicas, boa durabilidade e baixo custo.
Neste caso específico, o conforto e o isolamento acústico foram incrementados a partir da instalação de uma manta de espuma de látex sob o carpete.

Instalação:

– Primeiramente, ripas de madeira pré-cortadas foram posicionadas em todo o perímetro do ambiente, ficando aproximadamente 10mm afastadas da parede.
– A seguir, colocou-se uma manta de látex (também pode ser empregado o feltro), cobrindo todo o piso. Esta foi posicionada sempre no mesmo sentido, otimizando seu aproveitamento.
– Após instalada a manta de látex, posicionou-se o carpete sobre ela, deixando-o um pouco maior que o cômodo e garantindo assim o acabamento junto ao rodapé.
– Posicionou-se uma fita colante ao longo de todas as emendas da manta de carpete, fixando-se as bordas deste ao chão, durante o processo de instalação, a fim de evitar seu deslocamento.
– Utilizando uma ferramenta específica, a fita foi aquecida e a cola fundiu-se, unindo assim as duas mantas. Quando a junta solidificou, os pregos previamente colocados foram removidos.
– O próximo passo foi esticar o carpete, partindo de um lado do cômodo em direção à parede oposta, onde o revestimento foi preso em grampos fixados anteriormente nas ripas de madeira.
– Finalmente, foi feito o arremate das bordas do carpete, encaixando-as no pequeno vão deixado entre a ripa e a parede, e o rodapé foi instalado sobre o carpete.

Matéria elaborada a partir de pesquisa e imagens do aluno Mathias Sant’Anna

0 Comments

No comments yet.

RSS feed for comments on this post.

Sorry, the comment form is closed at this time.

This work is licensed under GPL - 2009 | Powered by Wordpress using the theme aav1