outubro 19th, 2010

Execução de Reboco Convencional

A técnica convencional de reboco consiste na aplicação de três camadas de argamassa: chapisco, emboço, reboco. O chapisco é a primeira camada, mais irregular, cuja função é garantir maior aderência às camadas posteriores e é feita com a argamassa grossa sendo atirada na parede com a colher de pedreiro. O emboço, feito com argamassa grossa, regulariza a superfície. A terceira camada, o reboco, é feita com argamassa fina que define melhor a angulação de vértices, no encontro entre paredes, e uma textura mais fina para sua superfície. Argamassa fina ou grossa é definida pela granulação da areia utilizado na sua composição.

Fissuras no Reboco

Nas superfícies em que existem elementos de concreto rebocados, pilares ou vigas, é comum aparecerem pequenas fissuras entre estes e as alvenarias de tijolos cerâmicos. Isso se deve ao fato de que o concreto absorve mais água e mais rapidamente do que a cerâmica, podendo ocasionar fissuras no reboco sobre a junção entre estes dois materiais.

Também é comum que apareçam fissuras no reboco externo que se devem à sua própria constituição, uma vez que este emprega menos cal e mais cimento que a argamassa do reboco interno, pelo fato da superfície exterior estar exposta à intempéries. Algumas construtoras utilizam argamassas mais sofisticadas, em que agregam fibras (naturais ou de restos industriais de fibra de vidro, borracha ou polipropileno). Estes agregados visam principalmente melhorar seu desempenho mecânico, prevenindo fissuras, suportando rebocos espessos ou que receberão revestimentos pesados, como elementos cerâmicos ou pastilhas de vidro.

Produtividade estimada para reboco interno/externo
Superfície interna:  26m² / dia de trabalho / dupla de operários
Superfície externa:- 2m lineares de fachada / dia / equipe de trabalho, sendo o número de equipes/balancins conforme perímetro do edifício

Matéria elaborada a partir de pesquisa e imagens do aluno Gabriel Giambastiani

0 Comments »

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Leave a comment

You must be logged in to post a comment.

This work is licensed under GPL - 2009 | Powered by Wordpress using the theme aav1