junho 6th, 2014

Contrapiso com isolamento acústico

O isolamento acústico entre ambientes pode ser obtido através do forro, das paredes ou do piso. Neste caso, optou-se pelo emprego de um isolante acústico sobre a laje, construindo-se um contrapiso flutuante, ou seja, sem contato direto com elementos estruturais contínuos ou de vedação, eliminando a transmissão de ruídos através destes.

Para execução do isolamento acústico entre o contrapiso e a laje, esta deve ter uma regularidade mínima, obtida na concretagem. Neste trabalho foi utilizada uma manta acústica de material plástico amortecedor, com cerca de 5 mm de espessura, apresentada em rolos com largura de 50 cm.

As mantas foram dispostas com um transpasse de 5 cm entre elas e um excedente que subiu nas laterais das paredes. Sobre esta cobertura foi colocada uma tela metálica, para diminuir riscos de fissuras devidas à trabalhabilidade do material do contrapiso ou de choques mecânicos.

Após a colocação da manta e da tela metálica, ambas foram cobertas pelo contrapiso, elaborado com argamassa de cimento e areia de textura seca. Após a regularização e secagem do contrapiso, as rebarbas da manta que ficaram sobrando junto às bordas foram cortadas com estilete.

1_Tela metálica aplicada sobre a manta de isolamento. 2_Argamassa do contrapiso sendo aplicada sobre a tela. 3_Manta de isolamento para receber acabamento no encontro dos ambientes.

4_Contrapiso alisado e finalizado. 5_Sobras de manta de isolamento nos encontros com as paredes que serão removidas com estilete.

Matéria elaborada a partir de pesquisa e imagens do aluno Pedro Ivo Pan.

0 Comments

No comments yet.

RSS feed for comments on this post.

Sorry, the comment form is closed at this time.

This work is licensed under GPL - 2009 | Powered by Wordpress using the theme aav1