novembro 16th, 2011

Montagem de formas em estrutura de concreto armado moldado in loco: lajes

A última etapa de execução de formas se refere às lajes, cuja montagem obedece aos seguintes passos:

1) Posicionamento do escoramento: tem por função transmitir a carga ao solo sem deformar a estrutura. Basicamente são utilizados três tipos de escoras: pontaletes de madeira de secção quadrada, escoras de eucalipto com diâmetros médios de 10cm, e escoras metálicas, sendo estas,em geral, locadas. Quando as escoras forem posicionadas diretamente no solo, devem apoiar-se em bases de madeira, cuja dimensão deve ser inversamente proporcional à resistência do solo. O espaçamento entre as escoras são usualmente de 50 centímetros para as de madeira e 100 centímetros para as metálicas.
2) Posicionamento das longarinas: elemento linear e longitudinal que apóia o painel do assoalho.
3) Colocação dos painéis de assoalho: os painéis são colocados lado a lado e pregados nas longarinas. Deve haver o cuidado para não se deixar espaço entre os painéis a fim de não haver perda de material durante a concretagem.
4) Aplicação do desmoldante: para ampliar a vida útil dos painéis da forma.
5) Instalações elétricas e hidráulicas: posicionamento e fixação de caixas de passagem e dutos que ficarão embutidos na laje e por onde passará a fiação elétrica; . Previsão de passagem de tubulação hidro-sanitária e posicionamento de shafts e caixas de inspeção. Neste caso foram utilizados blocos de EPS, que serão removidos posteriormente para instalação de ralos sifonados e caixas de gordura.
6) Colocação das armaduras positivas e negativas: primeiro ocorre o posicionamento das armaduras positivas com seus espaçadores, que evitam o contato entre elas e o fundo da forma, garantindo o recobrimento do aço. Depois são montadas as armaduras negativas, que se apóiam sobre “caranguejos” (pequenos cavaletes confeccionados com aço e que dão apoio à armadura garantindo seu posicionamento em relação à altura da laje).
7) Nivelamento das formas de laje: feito com teodolito à laser quando todos os painéis da forma da laje estiverem concluídos. Este nivelamento deve ser realizado a fim de garantir que todo o pé direito do pavimento inferior estipulado em projeto seja garantido e também que a contra-flecha da laje seja a prevista no cálculo estrutural.
8 ) Verificações finais: verificação de todas as formas e armaduras, assim como limpeza da laje, retirando todos os restos de armadura e instalações hidráulicas provenientes da colocação a fim de que as formas fiquem prontas para serem concretadas.

Matéria elaborada a partir de pesquisa e imagens do aluno Guilherme Correa

0 Comments »

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Leave a comment

You must be logged in to post a comment.

This work is licensed under GPL - 2009 | Powered by Wordpress using the theme aav1