maio 7th, 2012

Colocação de Piso Intertravado em Área Externa

O piso de concreto intertravado é utilizado para a pavimentação de ruas, acessos de garagens, calçadas de condomínios, praças e jardins, entre outros. A utilização deste piso resulta numa textura homogênea, que pode ser desejável como efeito estético. Possui alta durabilidade e facilita a manutenção e o acesso às redes subterrâneas, visto que as peças podem ser retiradas e recolocadas individualmente em seu lugar. Trata-se, ainda, de um piso ecologicamente mais adequado, pois permite a permeabilidade do solo.

Nesta obra, foi possível observar a colocação de piso intertravado de concreto de acordo com a seguinte ordem de procedimentos:

1. Compactação e nivelamento do solo executadas com o rolo vibrocompactor.

2. Em seguida, foi adicionada uma camada de pó de pedra sobre o solo, o qual foi nivelado com régua de madeira. A espessura dessa camada de pó foi controlada com linha de nylon, e dada de acordo com a especificação do projeto.

3. Os blocos de concreto foram assentados sobre a “cama” de pó de pedra obedecendo à seguinte ordem: colocação das peças de divisão e bordas de faixas de revestimento, preenchimento das faixas com as peças inteiras em juntas desencontradas, preenchimento dos meio-espaços das bordas com peças recortadas no canteiro

4. As juntas dos blocos foram preenchidas com areia fina.

5. Uma máquina, chamada de placa vibratória foi passada sobre os blocos para nivelá-los e para a areia acomodar-se entre as peças.

O responsável pela execução do piso intertravado nesta obra era o próprio fabricante. No projeto foram especificadas duas cores de blocos, um tom de vermelho, para demarcar faixas de divisão no piso, e um tom de cinza, para todo o restante do piso.

A utilização de pó de pedra para obtenção da base de assentamento no lugar de areia, material recomendado pelo fabricante, deve ser especificada em projeto, pois pode tornar o solo mais impermeável.

Matéria elaborada a partir de pesquisa e imagens da aluna Beatrice Haffner Silva

0 Comments »

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Leave a comment

You must be logged in to post a comment.

This work is licensed under GPL - 2009 | Powered by Wordpress using the theme aav1