GLOSSÁRIO

FCK: É a Resistência Característica do Concreto à Compressão (fck).  Um dos elementos do cálculo estrutural, medida em MPa (Mega Pascal), sendo o “Pascal”: Pressão exercida por uma força de 1 newton, uniformemente distribuída sobre uma superfície plana de 1 metro quadrado de área, perpendicular à direção da força; e o “Mega Pascal” (MPa ou 1 milhão de Pascal): igual à 10,1972 Kgf/cm². O fck 30 MPa apresenta resistência à compressão de 305,916 Kgf/cm².

Espuma de poliuretano: Espuma expansiva de poliuretano que reage com a umidade do ar, tornando-se após a cura uma espuma semi-rígida, atóxica e com propriedades de fixação, adesão, isolamento e enchimento. Utilização: fixação de esquadrias junto à alvenaria, vedação de ar condicionado e tubulações rígidas, vedação de telhas, reparos em barcos e pranchas de surf, isolamento térmico e acústico, preenchimento de cavidades e fendas, selagem de trincas de juntas.

EPIs (Equipamento de Proteção Individual): é todo material de uso individual utilizado pelo trabalhador que tem objetivo de proteger contra riscos capazes de ameaçar a sua segurança e saúde.

Argamassa colante= Nome popular da argamassa industrializada, produto que tem seus componentes secos misturados industrialmente. Para utilização em obra é necessário apenas o acréscimo de água na mistura prévia. São amplamente utilizadas no assentamento de  revestimentos cerâmicos. Sua classificação apresenta os tipos AC-I, AC-II, AC III e ACIIIE, segundo a norma NBR 14081.

AC III= Classificação dada à argamassa industrializada, com indicação de utilização em pisos e paredes externos com elevadas tensões de cisalhamento, piso sobre piso e porcelanato de grandes dimensões. 

Desempenadeira = Instrumento formado por uma chapa metálica ou de madeira retangular, com uma empunhadura no centro, cuja função é alisar a argamassa já aplicada à superfície. Esta também pode ser usada como paleta.

Desempenadeira dentada = Utilizada para aplicação de argamassa colante, para a produção de sulcos e cordões que favoreçam o assentamento e a aderência de revestimentos cerâmicos, porcelanatos, pastilhas, mármores, granitos, pedras e similares.

This work is licensed under GPL - 2009 | Powered by Wordpress using the theme aav1