SOBRE O SITE

O que é o site ESO
O site ESO (Estágio Supervisionado em Obra), foi uma ferramenta de apoio às disciplinas de Estágio Supervisionado em Obra I e II do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS – ministradas no sétimo e oitavo semestres, consecutivamente – utilizada entre os anos de 2010 a 2014. Em 2015, estas duas disciplinas foram substituídas por uma só, anual, com o objetivo focado na gestão e planejamento de obras, uma competência para a qual os arquitetos têm sido solitados crescentemente no mercado de trabalho – entendendo-se que estes são os únicos profissionais com uma compreensão global das questões envolvidas na construção do espaço habitado. O site teve o objetivo de tornar públicos os trabalhos de discentes sobre técnicas construtivas observadas em canteiros de obras e compartilhar as informações com a comunidade acadêmica e com o público especializado. E desta forma aumentar a compreensão sobre os fatores práticos relacionados à tecnologia construtiva disponível e aos agentes que incidem no campo da construção, bem como influem na elaboração e detalhamento do projeto arquitetônico.

Quando surgiu
O site foi operacionalizado em 2010, pela professora Elena Salvatori, coordenadora da atividade, e pelo então bolsista da disciplina ESO II, Gabriel Giambastiani, responsável pelo projeto visual do mesmo. Tomou o formato de atividade de extensão, o que permite ser reoferecido a cada semestre letivo, propiciando a emissão de certificados para os estudantes cujos trabalhos tenham sido selecionados para postagem. A partir de ano 2011 passou a contar com aportes de estudantes da disciplina ESO I, quando esta passou a ser ministrada pela Profa. Luciana Miron, que agora integra a equipe coordenadora.

Metodologia
O site ESO está publicado na plataforma WordPress/UFRGS, que é um software livre e gratuito (https://br.wordpress.org/). A administração do site foi realizada conjuntamente entre professores e o(s) monitor(es) que recebe(m) esta incumbência. O blog foi atualizado periodicamente, de acordo com a disponibilidade de materiais. A manutenção da atividade implicou no seguinte passo-a-passo:

0. Projeto de extensão foi oferecido a cada semestre letivo;
1. Professores indicaram matérias de interesse com base nos trabalhos que se destacaram no decorrer do semestre anterior;
2. Monitor entrou em contato com aluno, solicitando permissão para a publicação e, eventualmente, material complementar (imagens e/ou relatórios);
3. Monitor selecionou imagens e redigiu a matéria;
4. O material passou pela revisão do professor responsável que, após ajustes, aprovou sua publicação no site;
5. O material foi publicado e o nome/semestre do estudante foi incluído  na seção ‘colaboradores’ do site;
6. A publicação de novas matérias foi advertida através de mensagem ao grupo de usuários cadastrados, que foi acrescido, a cada semestre, dos novos estudantes de cada uma das disciplinas.
7. O monitor manteve um quadro-controle dos contatos e postagens, que facilitou a elaboração do relatório do projeto de extensão, contendo nome, e-mail e número do cartão do estudante, tema do material, retorno com permissão, datas de elaboração, revisão e postagem.
8. Ao final de cada semestre, o projeto foi finalizado com o encaminhamento do relatório `Pró-Reitoria de Extensão/UFRGS, no qual se incluíram os participantes/colaboradores daquela etapa de oferecimento, alunos e monitores, que receberam certificados especificando sua participação na atividade.

Público principal
Alunos de graduação de cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil e, ainda, profissionais da área. A receptividade ao projeto pode ser medida pelos contatos diretos estabelecidos através do endereço eletrônico disponibilizado, em que pessoas dos mais diversos estratos sociais se manifestaram com solicitações diversas – estudantes, professores, profissionais, técnicos e trabalhadores da construção civil – fazendo crer que o objetivo foi alcançado.

Responsáveis
Profª Arq. Elena Salvatori
Profª Arq. Luciana Miron

This work is licensed under GPL - 2009 | Powered by Wordpress using the theme aav1