UFRGS 85 ANOS: Armando Albuquerque

Comemorando os 85 anos da UFRGS, a Rádio da Universidade relembra episódios e personagens marcantes da história musical da instituição. Este especial aborda vida e obra do compositor Armando Albuquerque (1901-1986). Sua relação com a UFRGS foi ampla e multifacetada. No Instituto de Artes, foi aluno e depois se tornou professor. Na Escola Eletrotécnica, trabalhou como funcionário administrativo e acompanhou a criação da pioneira das emissoras universitárias do Brasil, na qual atuou como orientador musical e produziu o programa Mestres da Música Alemã.

Com produção e apresentação da jornalista Ana Laura Freitas, o programa conta com depoimentos de Celso Loureiro Chaves e Flávio Oliveira, além de contribuições dos acervos de Juarez Fonseca, Marcos Abreu e Selo Digital Osesp.

UFRGS 85 ANOS: Festivais Universitários da Música Popular

A Rádio da Universidade preparou uma programação comemorativa do s 85 anos da UFRGS, no dia 28 de novembro de 2019, relembrando episódios e personagens marcantes da história musical da instituição. Neste especial, a apresentadora Liz De Bortoli conversa com o músico Raul Ellwanger, que participou dos Festivais Universitários da Música Popular Brasileira, realizados pela Faculdade de Arquitetura em 1968 e 1969.

Rádio da Universidade 62 anos – Entrevista com Rosana Lanzelotte

O especial consiste na entrevista que a musicista e pesquisadora Rosana Lanzelotte concedeu ao musicólogo Cláudio Remião por ocasião do aniversário de 62 anos da Rádio da Universidade. Grande nome do cravo brasileiro, no programa a artista trata de temas como a música antiga, sua participação no conjunto Quadro Cervantes, sua carreira solo e o Portal Musica Brasilis, seu maior projeto no momento. Na seleção musical, formada por gravações que a instrumentista realizou tanto no cravo como no pianoforte, estão obras de Henry Purcell (1659-1695), François Couperin (1668-1733), Franz Joseph Haydn (1732-1809), Sigismund Neukomm (1778-1858), José Maurício Nunes Garcia (1767-1830), Ernesto Nazareth (1863-1934) e Ernani Aguiar (1950). O programa foi ao ar no dia 18 de novembro de 2019, data em que a emissora comemorou oficialmente seus 62 anos de existência.

Ouça o especial pelo player abaixo:

Músicas tocadas neste especial: Continue lendo “Rádio da Universidade 62 anos – Entrevista com Rosana Lanzelotte”

Ópera Farrapos

Tendo em vista a efeméride de 20 de setembro, que assinala o início da Guerra dos Farrapos (1835-1845), uma data também conhecida como “Dia do Gaúcho”, a Rádio da Universidade dedicou um especial para esta celebração apresentando “Farrapos”, ópera em três atos de Roberto Eggers (música) e Manoel Faria Corrêa (texto). Composta e estreada em 1936, a obra recebeu em 1977 um registro em disco, ao vivo, em formato de concerto. Foi esta gravação, melhorada a partir de recursos técnicos, que a emissora levou ao ar no programa “Especiais Rádio da Universidade”, no dia 20 de setembro de 2019. Além da audição da ópera, o especial contou com uma apresentação da composição, sinopse e debate após a sua execução.

Ouça o especial na íntegra pelo player abaixo: 

Ficha técnica: Continue lendo “Ópera Farrapos”