Mensagem da Coordenação do EUF sobre a realização do exame EUF 1-2020.

A realização de uma prova remota impõe dificuldades, que foram trazidas em solicitações em nossa plataforma. Resolvemos respondê-las através dessa mensagem e explicar os motivos da decisão da Coordenação do EUF de prosseguir com o formato proposto.

Estamos vivendo tempos bastante difíceis, com incertezas muito grandes em relação a tudo o que vamos vivenciar devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e como vamos sair dessa situação. Imaginamos que todos devam estar passando por algum tipo de dificuldade devido às restrições específicas impostas em cada estado e em suas respectivas instituições de ensino. Várias instituições têm considerado que atividades não presenciais devam se estender por todo o ano de 2020 e que poderemos retornar à normalidade somente em 2021. Adicionado a isso, passamos nesse momento por outro tipo de dificuldade associada às mudanças recentes efetuadas pela CAPES e CNPq na distribuição e atribuição de cotas de bolsas de mestrado e doutorado nos diversos programas de pós-graduação nacionais. 

Como sabem, não pudemos realizar o exame na sua forma presencial usual para os candidatos inscritos no primeiro evento, que iria ser realizado em 31 de março e 1 de abril.

Entretanto, os prazos de seleção dos diversos programas vêm se aproximando e compreende-se que não é um bom momento para os programas terem bolsas ociosas. Duas possibilidades se apresentavam – ou não ter o exame, ou providenciar um meio alternativo para uso pelos diversos programas de acordo com seus próprios critérios. Ressalta-se que diversos dos programas associados ao EUF têm que necessariamente ter algum tipo exame de acordo com suas regulamentações específicas. 

Portanto, foi necessário providenciar um mecanismo alternativo de exame não presencial, como anunciado no dia 16 de março. Diversos desafios se apresentaram para a execução desse formato de exame e temos trabalhado arduamente para a sua execução com previsto para o dia 1 de Junho e seus detalhes estão divulgados na alteração do edital também presente no site. O exame será executado diretamente na plataforma, como detalhado no edital, e portanto poderá ser acessado, via computador, tablet ou aparelhos celulares, através de login e senha (link para acesso à plataforma:https://euf.ifi.unicamp.br/EUF/login.aspx?). Lembre-se de selecionar, na página de login, o evento EUF 1-2020. Lembre-se também de já logar na plataforma previamente e testar se seu login está funcionando.

A realização da prova em casa ou fora dos locais de prova colocam algumas dificuldades aos(às) candidatos(as). A Coordenação do EUF trabalha com bom senso em relação a essas dificuldades específicas. Alguns(umas) candidatos(as) não conseguem ficar sozinhos em sala, mas, desde que não haja ajuda externa, se o local em que for realizado o exame deve ser compartilhado com familiares ou colocatários, entendemos que os candidatos não devem ser prejudicados e você deve realizar a prova normalmente. Além disso, se necessitarem ir ao banheiro, podem deslogar da página e retornar à prova, sabendo que, entretanto a questão que estava sendo resolvida será alterada.

Prevemos que o segundo Exame EUF de 2020, em outubro, deve retornar a seu formato presencial usual, se as condições assim o permitirem. Assim, todos os candidatos já previamente inscritos para a primeira edição do semestre ( EUF 1-2020) têm sua isenção garantida para o EUF 2-2020 se a solicitarem no momento de inscrição para esse próximo evento.

Estaremos atentos às ocorrências no dia e contamos com todos para colaboração no bom funcionamento do exame nesse formato.

CALENDÁRIO – EUF 1/2020

 EUF 1-2020 EDITAL – CONVOCATORIA – NOTICE

Frequently Asked Questions
about EUF.

Questions Booklets of Previous
EUF Editions.

Reports on the Graduate
Programs in Physics in Brazil.

 

AJUDE-NOS A DIVULGAR O EUF: envie este PDF para seus colegas, professores e amigos. Obrigado
HELP US PUBLICIZE EUF: send the PDFs of the poster below to your colleagues, professors and friends. Thanks!
AYUDA A DIVULGAR El EUF: envíe este PDF a sus colegas, profesores y amigos. Gracias!
EUF 1-2020 →CARTAZ – CARTAZ – POSTER