Balduíno será professor emérito da UFRGS

Balduíno Antonio Andreola receberá o título de professor emérito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no dia 28 de março, quinta-feira, às 10h30min, na Sala dos Conselhos (2º andar da Reitoria, Avenida Paulo Gama, s/n, Bairro Farroupilha).

Por proposição da Faculdade de Educação, a homenagem pretende valorizar o ex-diretor da Faced, teólogo e filósofo, mestre em educação pela UFRGS e em Psicopedagogia pela Université Catholique de Louvain, doutorado em Ciências da Educação pela mesma universidade da Bélgica e pós-doutorado em educação pela UFRGS.

A carreira acadêmica de docente e pesquisador, em várias universidades, foi inteiramente no campo da educação, com ênfase à educação popular, à educação do campo, aos movimentos sociais e ao diálogo intercultural. Suas preferências teóricas são por autores comprometidos com os excluídos, e com a construção de um mundo mais solidário. Nesse sentido, foram numerosas as orientações de Mestrado e de Doutorado, sobretudo na UFRGS, mas também na UFPel (Pelotas), como professor visitante, e hoje no UNILASALLE de Canoas