Didacoteca disponibiliza recursos didáticos

Levar à comunidade da Faculdade de Educação e às professoras da Educação Básica o acesso a recursos didáticos diferenciados a fim de dar suporte à prática docente e qualificar o fazer pedagógico. Esse é o objetivo da Didacoteca, projeto de extensão organizado pelas docentes Luciana Piccoli, Marília Forgearini Nunes, Renata Sperrhake e Sandra dos Santos Andrade.

Ao todo, cerca de 300 recursos e materiais didáticos estão disponíveis na sala 819 da Faced para empréstimo e consulta. Segundo uma das coordenadoras, Sandra dos Santos Andrade, são produções das estudantes da graduação em Pedagogia para os estágios obrigatórios, doações de alunas e ex-alunas e podem ser utilizados por discentes da graduação em Pedagogia e por docentes da educação básica. “ Depois de fazerem a sua inscrição pelo link, poderão retirar materiais de nosso acervo para uso nas escolas, ou conhecer itens para que confeccionem o próprio recurso pedagógico”, explica, ao detalhar que quando houver atraso na devolução, danos ou extravio de algum recurso, haverá uma multa cobrada em materiais para reposição ou conserto do recurso.

Sandra ainda conta que a Didacoteca surgiu quando as docentes herdaram a sala 819 para dar continuidade ao trabalho com o estágio dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Junto com a espaço físico vieram também os materiais e recursos. Diante disso, foi necessário pensar na atualização, conservação e recuperação desses itens para coloca-los à disposição da comunidade. “A Didacoteca começou como um projeto das professoras coordenadoras de compartilhar os recursos que havíamos recebido, mais os materiais que tínhamos guardado, os doados por alunas da graduação em Pedagogia e aqueles produzidos pelas estagiárias.”, conclui.

Para mais informações sobre o projeto, acesse o Facebook e Instagram ou envie e-mail para didacoteca@gmail.com