Faced comemora o Dia Internacional do Brincar

Sob o estímulo da International Toy Library Association (ITLA) e da Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABBRI) –, o Programa de Extensão Universitária “Quem quer brincar?” proporcionará brincadeiras e ações com a mediação lúdica ocorrerão nos dias 28 e 29 de maio.

Na manhã do dia 28, das 8h30min às 12h30min, por exemplo, com participação dos alunos e professores das disciplinas da área de Jogo e Educação haverá a tradicional Estações de Jogo, com brinquedos da Brinquedoteca Universitária no prédio da Faced.

Saiba quais são as outras ações gratuitas e sem inscrição prévia do Brinca Faced:

Na terça- feira, dia 28 de maio de 2018:

  • A Professora Dulcimarta Lemos Lino e seus alunos de Educação Musical realizarão a Oficina de Brinquedos Sonoros ,das 8h às 10h, na sala 102.
  • Visitas mediadas à exposição “Migrações à mesa”, que aborda a alimentação como uma forma de conhecer e entender a cultura e história de um povo, ocorrerão no Museu da UFRGS, próximo ao prédio Faced, das 8h às 20h.
  • No Museu da UFRGS também será possível participar das sessões de Contação de Histórias , às 10h e 15h, e visitar a exposição do curso de Museologia da UFRGS intitulada “Tic-Tac: nas cordas do tempo”, que convida a explorar as dinâmicas entre tempo,trabalho e produtividade e apresenta alternativas de viver o tempo, desde as relações do modo de vida dos Mbyá Guarani às práticas do nadismo.
  • Ainda no Museu da UFRGS, às 17h, ocorrerá o Percurso Teatralizado, um conjunto de esquetes teatrais encenadas por alunos do Curso de Teatro do Instituto de Artes, que representam personagens reais e fictícios da Universidade. Valendo-se do elemento lúdico, os atores apresentarão informações sobre a história da UFRGS, por meio de um roteiro preparado pela equipe do Museu.
  • A Kombina, a Kombi que é um ponto móvel de cultura e que resgata jogos e brincadeiras tradicionais e estimula a leitura, estará no estacionamento do prédio, brincando com a comunidade universitária da UFRGS.
    Público-alvo: alunos, professores e demais funcionários da UFRGS;
    Local: saguão térreo da FACED (se não chover, também do lado de fora do prédio) e Museu da UFRGS (Av. Osvaldo Aranha, 277, Porto Alegre)
  • Conversa com quem gosta de brincar sem fronteiras

Palestrantes:
Brincar sem fronteiras de gênero: papéis culturais de gênero em brinquedos e revistas dirigido às crianças – Professora Luiza Moucachen de Sant’Anna (Licenciada em Ciências Biológicas –UFRGS)

Brincar sem fronteiras na Educação Infantil: desenvolvimento de jogos digitais como forma de aprendizagem na Educação Infantil – Professora Camila Peres (Bacharel e Licenciada em Artes Visuais – UFRGS; Mestranda em Informática na Educação – IFRS)

Brincar sem fronteiras no Ensino Fundamental: a experiência de aprender com jogos no Laboratório de Aprendizagem – Professora Sarah Paim (Licenciada em Pedagogia – UFRGS; Especialista em Supervisão Escolar – UNILASALLE; Professora da RME/POA)
Público-alvo: educadores em geral, estudantes e demais interessados na área da Educação;
Horário: 18h30min às 20h30min;
Local: na sala 102 (Térreo) da Faculdade de Educação da UFRGS.

Na quarta- feira, dia 29 de maio de 2018:

  • Oficina Lúdica: Ler e ouvir histórias também é brincar!

Conversa e e vivência de contação de histórias com as escritoras Marcia Mocellin Raymundo e Chris Dias e com a equipe do Projeto de Extensão Universitária Conta Mais, do Museu da UFRGS.

Público-alvo: educadores em geral, estudantes e demais interessados na área da Educação;

Horário: 08h30min às 10h;

Local: Museu da UFRGS (Av. Osvaldo Aranha, 277, Porto Alegre)

  • -Oficina Lúdica: “Migrações à mesa”

Vivência de jogos e brincadeiras e orientação à abordagem lúdica da visitação à exposição
“Migrações à mesa” com Professora Tânia Ramos Fortuna
Público-alvo: educadores em geral, estudantes e demais interessados na área da Educação, Museologia e Patrimônio Cultural;
Horário: 18h às 20h;
Local: Museu da UFRGS (Av. Osvaldo Aranha, 277, Porto Alegre)