Leia o edital publicado em 16/09/2019
Público alvo
Graduados em nível superior que sejam professores ou gestores das redes públicas de ensino, membros de conselhos de educação, de alimentação escolar e do Fundeb, conselheiros tutelares, técnicos em assuntos educacionais da UFRGS, membros de movimentos (Fóruns de Educação Infantil e/ou de Educação de Jovens e Adultos, MST etc), sindicalistas do campo educacional público.
Vagas: 30
Objetivo Geral
– Contribuir com a formação de profissionais inseridos no planejamento e gestão de políticas públicas, assim como na gestão de espaços escolares e não escolares na perspectiva da gestão democrática e da efetivação do direito à educação pública de qualidade.
Objetivos Específicos
· Incentivar a reflexão sobre a gestão democrática e a desenvolver práticas colegiadas de gestão no ambiente escolar e não escolar que favoreçam a formação cidadã do estudante.
· Propiciar oportunidades de lidar com ferramentas tecnológicas que favorecem o trabalho coletivo e a transparência da gestão de espaços escolares e não escolares.
· Propiciar oportunidades para o exercício de práticas inovadoras nos processos de planejamento e avaliação da gestão escolar.
· Oportunizar o conhecimento dos principais Programas, Planos e Ações governamentais para a Educação Básica.
· Propiciar a análise do atual ordenamento constitucional, legal e institucional da educação no Brasil, destacando as tendências das políticas públicas, os documentos de referência e os instrumentos de planejamento e regulação.
· Problematizar e investigar práticas de gestão da educação em diferentes espaços/contextos educacionais.
· Incentivar a prática de pesquisa em educação.
Aulas presenciais
Sextas (das 18h30 às 21h30) e Sábados (das 9h00 às 12h00)
Estrutura curricular
Disciplinas (em ordem alfabética) | Carga horária |
Debates educacionais contemporâneos | 75h |
Estado, questão social e políticas públicas | 15h |
Gestão da escola pública e participação da comunidade escolar e local | 30h |
Indicadores sociais e dados estatísticos educacionais | 15h |
Introdução à análise de políticas públicas | 15h |
Organização da educação e da escola básica | 30h |
Pesquisa em educação | 45h |
Planejamento e avaliação da educação | 30h |
Políticas de acesso, universalização e permanência na educação | 15h |
Políticas de educação de jovens e adultos | 30h |
Políticas de financiamento da educação | 30h |
Políticas de formação e carreira dos profissionais da educação | 15h |
Políticas de inclusão | 15h |
Seminário final | 15h |
Total | 375h |
Cronograma do Curso
Item | Datas |
Publicação do edital | 16/09 |
Inscrições | 23/09 a 07/10 |
Divulgação das inscrições homologadas | 09/10 |
Prova de conhecimentos | 18/10 |
Análise do currículo | 24 a 29/10 |
Divulgação dos aprovados | 30/10 |
Prazo para recursos | 31/10 e 01/11 |
Início das aulas | 08/11/2019 |
Fim do curso | 27/03/2021 |
Seleção de estudantes
Duas fases eliminatórias:
1) Prova de conhecimentos
2) Análise de currículo
Reserva de vagas
- Professores da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul
- Negros, indígenas, quilombolas, travestis, transgêneros e pessoas com deficiência
- Técnico-administrativos da UFRGS
Inscrições para seleção (entre 23/09 e 07/10/2019)
R$ 50 – professores da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul
R$ 150 – público em geral
Contatos:
Telefone: 3308-3103
E-mail: gestaodaeducacao.ufrgs@gmail.com
Coordenação
Alexandre José Rossi
Juca Gil
Mariângela Silveira Bairros
Patrícia Souza Marchand