Histórico

image_large

Em consonância com o princípio estabelecido no Art. 2º do Estatuto da UFRGS, a Faculdade de Educação é expressão da sociedade democrática e pluricultural, inspirada nos ideais de liberdade, de respeito ao outro e de solidariedade, constituindo-se em instância necessária de consciência crítica, na qual a coletividade possa repensar suas formas de vida e suas organizações sociais, econômicas, políticas e culturais.

A Faculdade de Educação/FACED foi instituída em 1970 como uma nova Unidade de Ensino da UFRGS. Desde 1936, entretanto, a então Universidade de Porto Alegre já atuava na formação de professores. Primeiro, através da Faculdade de Educação, Ciências e Letras e, depois, em 1942, por meio da Faculdade de Filosofia. Em 1972 iniciou-se o Curso de Mestrado em Educação, sendo este credenciado em 1974, quando também foi criada a Biblioteca Setorial da FACED.
A expansão da Pós-Graduação em Educação ocorreu em 1975, com a apresentação do projeto do Curso de Doutorado. O PPGEDU — Programa de Pós-Graduação em Educação — foi credenciado em 1982 pelo CFE — Conselho Federal de Educação.

Atualmente a FACED forma professores nos níveis de Graduação e Pós-Graduação strictu e lato sensu; estimula a pesquisa e a publicação científica, bem como a extensão através da promoção de cursos, seminários e simpósios. A FACED tem como princípio construir conhecimentos a partir da articulação do ensino, da pesquisa e da extensão, levando em consideração as demandas sociais.
A FACED oferece 60 vagas semestrais para o Curso de Pedagogia e colabora, ainda, na formação pedagógica dos 16 Cursos de Licenciaturas da UFRGS.