“Saberes indígenas na escola” lança materiais didáticos Guarani e Kanhgág

Responsável por consolidar processos próprios de aprendizagem dos indígenas em suas línguas maternas Kanhgág e guarani do Estado, a Ação “Saberes Indígenas na Escola” lança, na próxima terça-feira, dia 16 de janeiro, às 18h, no pátio da Faculdade de Educação (Prédio 12201 – Av. Paulo Gama, s/n, Bairro Farroupilha), os materiais didáticos que foram elaborados pelos próprios professores indígenas.  Estes materiais trazem marcas dos processos de aprendizagem de cada uma das etnias, com imagens, mapas, músicas e histórias contadas pelos mais velhos durante os encontros de formação.

A atividade contará com a presença dos sábios, professores indígenas e equipe de professores da UFRGS .  Será uma oportunidade de conhecer o projeto que impulsiona uma formação escolar própria aos indígenas.

A Ação Saberes Indígenas na Escola tem abrangência nacional e envolve uma rede de universidades com o financiado pelo Ministério da Educação.  Para fortalecer o protagonismo indígena, a Ação coloca os mestres das referidas culturas a formarem outros professores.  O projeto conta com apoio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC), do Forprof/UFRGS  e Secretaria de Educação do RS. Atualmente, 240 professores indígenas participam.