DALC – Diretório Acadêmico Leopoldo Cortez

Apresentação

O Diretório Acadêmico Leopoldo Cortez (DALC) é a entidade representativa dos estudantes de graduação da Faculdade de Agronomia do curso de Agronomia da UFRGS. Sua sede fica localizada ao lado do Restaurante Universitário no prédio 41401, situado na Avenida Bento Gonçalves, 7712 em Porto Alegre – RS.

Para maiores informações entre em contato através do e-mail ou visite a nossas redes sociais:

Diretório Acadêmico Leopoldo Cortez

Faculdade de Agronomia – UFRGS

106 Anos de representação estudantil

Histórico

Existem registros físicos de sua existência a partir de 1914, quando ainda era denominado Centro Acadêmico Leopoldo Cortez (CALC), onde se abrangia a representação dos estudantes da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da antiga URGS (Universidade do Rio Grande do Sul), hoje é denominado Diretório Acadêmico Leopoldo Cortez (DALC) e representa os alunos do curso de Agronomia e Zootecnia.

O DALC vem sendo responsável por promover inúmeras atividades culturais, esportivas, educacionais e pedagógicas, além de confraternizações e outras demandas estudantis, que promovam a integração entre a comunidade acadêmica. Ainda proporciona aos estudantes, palestras e cursos extracurriculares, eventos, aulas públicas, Semana Agropecuária e Semana Acadêmica.

É função do diretório acadêmico representar os estudantes na Faculdade de Agronomia, na Universidade e perante aos órgãos representativos dos estudantes do Brasil.

Em 2009 foi decidido em assembleia geral junto aos estudantes da Faculdade de Agronomia o apoio do DALC a reforma do Restaurante Universitário, para isso o DALC deixará sua atual sede para a ampliação do Restaurante Universitário. Com isso, foi negociada junto à direção da Faculdade de Agronomia a liberação de uma área para construção da nova sede do DALC, bem como junto a SUINFRA a criação de projeto arquitetônico e abertura de edital de licitação para construção da mesma. Mas em razão de cortes de gasto e dificuldades financeiras da Universidade, o projeto não foi executado.

As dependências atuais ainda não comportarem todas as necessidades dos estudantes, mas com o objetivo de tornar o espaço mais acolhedor em 2018, a sede do DALC passa por reformas e melhorias do ambiente.

Diretoria

Diretoria

Karine Gavski
Presidente
Helena Cruz Machado
Vice-presidente
Aline Teixeira
Secretário geral
Gian Carlos Gonçalves
Primeiro Secretário
Árlen Furlan
Segundo Secretário
Anelise Brum
Tesoureira
Lauro Elias Faccin
Vice-tesoureiro

Representantes Discentes

Dep. Fitossanidade

Aline Teixeira
Titular
Gian Carlos Gonçalves
Suplente

Dep. Horticultura e Silvicultura

Gian Carlos Gonçalves
Titular
Karine Gavski
Suplente

Dep. Plantas de Lavoura

Anelise Brum
Titular
Felipe Emer Dal Ponte
Suplente

Dep. Forrageiras e Agrometeorologia

Talyne Cabreira Rodrigues
Titular
Gabriel Ferri de Oliveira
Suplente

Dep. Solos

Helena Cruz Machado
Titular
Talyne Cabreira Rodrigues
Suplente

Dep. Zootecnia

Lauro Elias Faccin
Titular
Aline Teixeira
Suplente

EEA

Árlen Furlan
Titular
Lauro Elias Faccin
Suplente

Com. Graduação

Árlen Furlan
Titular
Mateus Menegat
Suplente

Com. Pesquisa

Delcio G. H. Polo
Titular
Gustavo Pesini
Suplente

Com. Extensão

Gabriel Ferri
Titular
Karine Gavski
Suplente

Conselho Unidade

Karine Gavski
Titular
Helena Cruz Machado
Suplente

Núcleo de Avaliação da Unidade

Mateus Menegat
Titular
Árlen Furlan
Suplente

Eventos

O Diretório Acadêmico Leopoldo Cortez realiza anualmente diversos eventos, tais como:

  • Semana Agropecuária
  • Semana Acadêmica
  • Palestras e simpósios
  • Saídas de campo e saídas para eventos, exposições
  • Confraternizações acadêmicas
  • Eventos esportivos e culturais

Durante a pandemia do Covid-19, o diretório vem realizando eventos somente de forma online.

Fotos

Produtos

Recados