FALECE O PROFESSOR AMARILIO VIEIRA DE MACEDO NETO

FALECE O PROFESSOR AMARILIO VIEIRA DE MACEDO NETO

Amarilio Vieira de Macedo Neto era Professor Associado do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFRGS e cirurgião torácico. Foi Vice-Presidente Médico do Hospital de Clínicas de Porto Alegre por 4 anos e seu Presidente em duas gestões, de 2008 a 2016.

Sua trajetória no Hospital de Clínicas de Porto Alegre foi marcada por diversas conquistas, entre as quais se destacam a elaboração do plano diretor do HCPA e construção dos dois novos prédios, que ampliaram a área do hospital em 70%, a mobilização do hospital para atendimento às vítimas de Santa Maria e no enfrentamento da epidemia de Influenza A-H1N1, a implantação da cirurgia robótica (primeiro hospital do RS a contar com um robô cirurgião), a construção do Centro de Tecnologia da Informação, integrando os data centers da UFRGS e HCPA, a conquista da Acreditação Internacional, pela Joint Commission International (JCI) e a criação do Grupo de Ensino, para organizar e dar suporte às atividades de ensino no hospital.

Sempre de sorriso no rosto, fala mansa e muito afeto para dar, foi um visionário, um homem à frente do seu tempo que vibrava com o entusiasmo dos alunos frente às habilidades técnicas que iam adquirindo.

Faleceu na madrugada desta segunda-feira (28), em São Paulo, deixa esposa e três filhos, um deles médico e ex-aluno da FAMED. 

As cerimônias de despedida ocorrerão nesta terça-feira, 29/03, no HCPA, hospital que ele tanto amou e a que tanto se dedicou.

Créditos da foto: Amarílio Vieira de Macedo Neto – Foto: Ramon Moser UFRGS