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  Ramiro Barcelos, 2400 Santa Cecília Porto Alegre, RS

Comissão de Extensão

O que é Extensão?

A extensão, como uma das atividades-fim da Universidade, visa à ampliação e realimentação do ensino e da pesquisa através de ações que se destinam, prioritariamente, à comunidade externa.
Proporciona a professores, alunos e funcionários a oportunidade de novas reflexões sobre os conhecimentos existentes, relacionando-os com a prática observada. Estabelece interações com a comunidade colaborando na melhoria de suas condições de vida e formas de organização.

RESOLUÇÃO Nº 17/2015

O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, em sessão de 29/04/2015, tendo em vista o constante no processo nº 23078.037190/09-89, nos termos do Parecer nº 09/2015 da Comissão de Diretrizes do Ensino, RESOLUÇÃO Nº 17/2015O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, em sessão de29/04/2015, tendo em vista o constante no processo nº 23078.037190/09-89,nos termos do Parecer nº 09/2015 da Comissão de Diretrizes do Ensino,Pesquisa e Extensão. Acesse aqui

Atribuições

Capítulo VII - REGIMENTO DA FAMED DA COMISSÃO DE EXTENSÃO

Art. 56 - Compete á Comissão de Extensão:
I - propor ao Conselho da Unidade ações relacionadas às atividades de extensão, bem como, a regulamentação das normas de prestação de serviços da Unidade;
II - emitir parecer sobre os planos, programas e projetos de extensão, observadas as disposições pertinentes à matéria;
III - acompanhar e avaliar a execuçãoo dos planos, programas e projetos de extensão desenvolvidos na Unidade.

Membros da Comissão de Extensão

- Departamento de Medicina Interna
Titular: Prof. Odirlei André Monticielo- Coordenador

- Departamento de Pediatria
Titular: Profª Taís Sica da Rocha

- Departamento de Cirurgia
Titular:Prof. Cleber Rosito Pinto Kruel

- Departamento de Patologia
Titular: Profª Raquel CamaraRivero - Coordenadora Substituta
Suplente: Prof. André Cartel

- Departamento de Medicina Social
Titular:Prof.ª Jacqueline Oliveira Silva

- Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia
Titular: Profª Michele Lavinsky Wolff

- Departamento de Ginecologia e Obstetrícia
Titular: Prof. Alberto Mantovani Abeche
Suplente: Profª Jaqueline Neves Lubianca

- Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal
Titular:Profª Lisieux Elaine de Borba Telles

- Departamento de Nutrição
Titular:Profª Ilaine Schuch
Suplente: Vanuska Lima da Silva

- Representante dos Servidores Técnico-administrativos
Titular: Adriana Pieniz Miranda
Suplente: Claudia Grabinsky

- Representante Discente
Titular: Letícia Guimarães da Silveira
Suplente: Jhonata Luis L. de Aquino

COMEX-FAMED 

Como cadastrar uma ação

REGISTRANDO UMA AÇÃO DE EXTENSÃO PASSO A PASSO:

As Ações de Extensão são registradas exclusivamente através do Sistema de Extensão, disponível no Portal do Servidor.

No Portal do Servidor, no campo reservado à Extensão, localizar "FORMULÁRIOS DE AÇÃO DE EXTENSÃO".
Na página das Ações de Extensão, selecionar "INICIAR NOVA AÇÃO". Você estará iniciando uma nova PROPOSTA DE AÇÃO DE EXTENSÃO. Preencha os campos do formulário eletrônico conforme as telas forem se apresentando.
Para obter AJUDA no preenchimento, basta posicionar o cursor sobre o título de cada campo e clicar sobre ele.
A proposição e o registro de uma Ação de Extensão/UFRGS se faz pela tramitação eletrônica desta, que passará pelas seguintes situações:

1. EDIÇÃO:

Fase em que a Proposta de Ação encontra-se com o Extensionista (Coordenador da Ação de Extensão), ou seja, disponível no Portal do Servidor para elaboração ou alteração dos dados.
Após a conclusão da Proposta de Ação de Extensão, com o preenchimento dos campos do formulário, o Coordenador deverá clicar em encaminhamento.
Ao encaminhar a Proposta de Ação de Extensão, o Coordenador já não poderá mais alterar as informações apresentadas no formulário eletrônico: a Proposta passa à situação de APRECIAÇÃO (pelo CHEFE DO DEPARTAMENTO, após a autorização do Chefe passa à apreciação da COMEX da Unidade).

2. APRECIAÇÃO:

A Proposta de Ação encontra-se com a COMEX da Unidade proponente, em fase de análise de mérito e viabilidade financeira.
A COMEX encaminha a Ação para Homologação da Direção da Unidade, após ser homologada segue para CADASTRO na PROREXT, caracterizando sua aprovação, ou retorna-a ao Coordenador para complementação ou redimensionamento da Proposta.
A Proposta aprovada passa à condição de Ação de Extensão/UFRGS, sendo incluída no Catálogo de Extensão.

3. CADASTRO:

A Ação é encaminhada eletronicamente à PROREXT, para cadastro no Sistema de Extensão.
Nessa etapa, não é mais necessário o envio do processo administrativo (registrado no Protocolo Geral da UFRGS) para a PROREXT.
Após esta fase, a Ação retorna para o Coordenador, para sua execução.

4. EXECUÇÃO:

A Ação retorna ao Coordenador para execução e para que, ao término desta, seja elaborado o relatório final. O Formulário de Relatório da Ação de Extensão é disponibilizado ao Coordenador no Portal do Servidor/Extensão/Formulários.
Diferente do Formulário de Proposta, o Relatório não aparecerá em forma de telas independentes, mas de forma corrida, como na impressão.
Se a Ação contou com Bolsista de Extensão (remunerado ou voluntário), cabe ao Coordenador incluir a avaliação do desempenho do bolsista, no Formulário de Relatório/campo "Relatório final de bolsista", situado logo abaixo da relação desses alunos.
Após o encaminhamento eletrônico do Relatório, o Coordenador deverá providenciar a impressão do respectivo Formulário, que já contem espaços para as Assinaturas, a fim de incluí-lo no processo físico.

5. APRECIAÇÃO DO RELATÓRIO:

A Ação encontra-se com a COMEX, para apreciação do relatório. A COMEX poderá encaminhar a Ação para PROREXT dando seguimento à tramitação da mesma, ou fazê-la retornar ao Coordenador (situação em EXECUÇÃO) para adequação/complementação do Relatório. Se a Ação não aconteceu, a COMEX registra no Sistema de Extensão o seu CANCELAMENTO.

6. REGISTRO:

A Ação encontra-se na PROREXT em fase de registro e de emissão de certificados, quando for o caso. Com a conclusão do registro, a Ação passa à condição de AÇÃO EXECUTADA.

7. EXECUTADA:

Ação encerrada e sem possibilidade de alteração.
O formulário da Ação de Extensão permanece disponível no Portal do Servidor, possibilitando o REOFERECIMENTO da Ação: sob novo código de registro, a NOVA AÇÃO seguirá a mesma tramitação no Sistema de Extensão.

PROCEDIMENTOS PARA EMISSÃO DE CERTIFICADOS DE EXTENSÃO:

A PROREXT não imprimirá mais os certificados de extensão, portanto, não será mais necessária a entrega do relatório e do comprovante de pagamento dos certificados na COMEX, assim, como não será mais necessária a abertura de processo físico. Cada coordenador, participante de atividades/ações de extensão deverá imprimir seu próprio certificado através do portal do servidor/aluno. Os certificados estarão disponíveis para impressão 48 horas após o pagamento da GRU da ação de extensão.

Orientações para emissão dos certificados através da internet:

1) PARA SERVIDORES E ALUNOS DA UFRGS:

a) entre no portal do servidor/aluno;
b) clique na guia geral;
c) clique em extensão;
d) clique em portal da extensão;
e) clique na aba participações;
f) selecione o ano da atividade em que você participou;
g) selecione o código da atividade;
h) clique em certificados;
i) selecione a opção "emitir certificado";

2) PARA PÚBLICO EM GERAL:

a) na página da Extensão na UFRGS, link http://www.prorext.ufrgs.br/, localize o Portal do Extensionista;
b) participante informe o código e senha recebidos na inscrição;
c) em caso de dificuldades selecione a opção "Esqueci código/senha" e digite o e-mail informado na inscrição. Você receberá, através do e-mail informado, código e senha de acesso ao Portal de Extensão;
d) clique na aba "participações";
e) selecione o ano da atividade em que você participou;
f) selecione o código da atividade;
g) clique em certificados;
h) selecione a forma de participação a ser certificada;
i) selecione a opção "emitir certificado";
j) imprima a guia de pagamento;
k) após pagar a guia de pagamento, retorne a essa opção para imprimir o certificado.

 

Contato

Secretária: ADRIANA PIENIZ MIRANDA
Fone: 3308-5137 Fax: 3308.5232
Rua Ramiro Barcelos, 2400 - 4º andar
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

Ramiro Barcelos, 2400 -Bairro: Santa Cecília | Porto Alegre, RS