ufrgs.png
  Ramiro Barcelos, 2400 Santa Cecília Porto Alegre, RS

Funcionamento do Internato

Tendo em vista a passagem para o 9º semestre, é comum um contato mais seguido entre os alunos e a COMGRAD/MED. Com o intuito de orientar os alunos nessa nova etapa do curso elencamos abaixo alguns itens pertinentes ao assunto:

 

1. COMISSÃO DE INTERNATO: Esta comissão é composta pelo Vice-Diretor da FAMED (que é o coordenador desta comissão), pelo Coordenador do Curso (que é o regente do Internato Optativo), por 6 professores regentes das grandes áreas do internato (Medicina Interna, Pediatria, Cirurgia, Psiquiatria, Medicina de Família e Comunidade, e Ginecologia e Obstetrícia), por 1 técnico administrativo e por 4 doutorandos (um aluno de cada etapa). As reuniões ocorrem mensalmente em datas previamente agendadas. Esta comissão instituiu o Manual do Internato, que pode ser acessado através da página da FAMED (www.famed.ufrgs.br ), barra COMISSÕES, com informações e esclarecimentos. Toda e qualquer solicitação deverá ser encaminhada, por escrito, a esta comissão para que seja pautada em reunião. A entrega da solicitação deverá ser feita na COMGRAD/MED, aos cuidados de Adriana.

 

2. MATRÍCULA: A modalidade de matrícula para os próximos semestres é um pouco diferente do que vinha sendo feito até então. Com base na planilha de divisão dos estágios que a turma elaborou e enviou para a COMGRAD/MED, são realizadas as matrículas do 9º, 10º, 11º e 12º semestres. O 9º semestre, diferentemente dos demais semestres do internato, é composto de seis estágios. A COMGRAD/MED envia mensagem aos alunos informando que as matrículas já estão disponíveis para confirmação, e o aluno deverá acessar a página da UFRGS / Portal do Aluno / Informações do Aluno / Matrícula / Confirmação de Matrícula para confirmar seus internatos. Cabe ressaltar que o estágio no GHC, do 9º semestre, não tem registro nesta etapa, pois este mês é agregado ao Internato Optativo. Os outros dois meses do Optativo são cumpridos na divisão dos 18 meses de internato subsequentes, momento em que é registrado este internato. Sobre o Internato Optativo anexamos um arquivo com um passo a passo e informações específicas. 

 

3. CONCEITOS: É de responsabilidade de cada regente de Internato, a apropriação do conceito no Portal ao final do estágio, à exceção do Internato Optativo, cuja responsabilidade é da COMGRAD/MED.

 

4. ESTÁGIO NO GHC: Os alunos cumprem 1 mês de Internato na 9ª etapa do currículo no GHC, conforme especificado acima. Além disso, é possível que os alunos solicitem Internato Optativo (dentro dos 18 meses) no GHC. Mediante convênio e acordos, isso é possível desde que o aluno siga os procedimentos informados na “Instrução para os alunos de Medicina UFRGS que farão estágio (internato) no GHC”, que pode ser acessada nesta página da FAMED.

5. TROCAS E AFASTAMENTOS DO INTERNATO: Decidido na reunião da Comissão do Internato, do dia 13.02.2017, que o prazo para os doutorandos solicitarem qualquer troca ou afastamento dos internatos obrigatórios é de 3 meses de antecedência, conforme o que segue: para dez-jan-fev até 31 de agosto, para mar-abr-mai até 30 de novembro, para jun-jul-ago até 28 de fevereiro e para set-out-nov até 31 de maio.

 

*Qualquer dúvida contate a COMGRAD/MED para esclarecimentos no telefone 3308.5274 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

Ramiro Barcelos, 2400 -Bairro: Santa Cecília | Porto Alegre, RS