ufrgs.png
  Ramiro Barcelos, 2400 Santa Cecília Porto Alegre, RS

Internato no GHC

Instrução para os alunos de Medicina UFRGS que farão estágio (internato) no GHC


Tanto os alunos que fazem ‘internato de trauma’ no Hospital Cristo Redentor, como os alunos que fazem estágios das demais especialidades de internato no Hospital Nossa Senhora da Conceição ou Hospital Fêmina precisam preencher alguns documentos específicos do GHC para efetivarem seu estágio, assim como realizar a ação INTEGRAÇÃO que tem por objetivo apresentar o GHC em toda sua estrutura, e capacitar o discente para o desempenho de suas atividades obedecendo às normas básicas de segurança. Esta ação é item imprescindível para a realização do estágio e deve ser feita com pelo menos 3 dias de antecedência ao início das atividades e é feita de forma online através da plataforma Moodle.

Essa instrução tem a finalidade de disponibilizar os documentos regulares a serem preenchidos, bem como informar o ‘caminho’ regular dos procedimentos para a efetivação do estágio.

Para efetivação do estágio no GHC o procedimento é o seguinte:

 

1) Fazer contato telefônico com o GEP/GHC, através do fone 3357.2461 e solicitar vaga em uma das especialidades. Esta informação NÃO se aplica aos alunos da 9ª etapa do currículo que realizam o Internato de Trauma, no Hospital Cristo Redentor, pois estas vagas já são reservadas mediante acordo e convênio.

2) A UFRGS/FAMED através do convênio com o GHC acordou a destinação de algumas vagas para serem ocupadas pelos alunos da 9ª etapa do currículo quando da realização do mês do Internato Optativo/GHC.  Para ocupação dessas vagas um dos integrantes do grupo deve preencher a Planilha de Estágio Obrigatório GHC da 9ª Etapa (Anexo 2) que pode ser retirada na COMGRAD/MED ou fazer o download aqui. Após devidamente preenchida, a Planilha deve ser entregue à COMGRAD/MED para encaminhamento ao GHC. Os alunos que têm alguma opção diferente das constantes na planilha devem fazer inscrição pelo site do GHC e aguardar resposta. Para que não fiquem sem vaga, caso seja negado este pedido, os alunos já devem ter preenchido, como 2ª opção, umas das especialidades da planilha.

 

3) Após confirmação de vaga, por parte do GHC, o aluno deverá providenciar os documentos a serem entregues no GEP/GHC, preferencialmente 15 dias antes do início das atividades de estágio.

Segue abaixo o passo a passo da documentação e procedimentos referentes aos documentos.

a) Acessar o link:https://www.ghc.com.br

b) Acessar o link (cliqueaqui) e acessar no item ESTÁGIOS (na listagem à esquerda) o TERMO DE COMPROMISSO / Graduação em Medicina - Curricular/Conveniadas / UFRGS.

c) Preencha os ‘campos em cinza’ no arquivo e depois faça a impressão em frente e verso do TCE em 3 vias. A impressão precisa ser frente e verso, pois serão duas folhas a serem assinadas apenas.

d) Assine cada uma das vias nos campos indicados ao estagiário. Note que serão duas assinaturas por termos, sendo uma ao final da página 2 e outra no Anexo I.

e) Faça o download do formulário DECLARAÇÃO DO ALUNO DE GRADUAÇÃO DA UFRGS SOBRE SUA SITUAÇÃO ACADÊMICA PARA FINS DE ESTÁGIO clicando aqui.

f) Imprima o formulário DECLARAÇÃO DO ALUNO DE GRADUAÇÃO DA UFRGS SOBRE SUA SITUAÇÃO ACADÊMICA PARA FINS DE ESTÁGIO frente e verso. Isso é uma exigência do DECORDI.

g) Preencha a Declaração de acordo com as seguintes instruções. Clique aqui para fazer o download.

h) Assine a Declaração após o preenchimento e anexe junto ao conjunto das 3 vias do TCE.

i) Entregue tudo na COMGRAD/MED para que os Termos e a Declaração sejam assinados pelo Coordenador do Curso de Graduação ou por pessoa por ele autorizada. Lembre-se: A COMGRAD/MED se reserva ao direito de pelo menos 3 dias úteis para a assinatura dos documentos, logo “NÃO deixe para a última hora!”

j) Após buscar os documentos na COMGRAD/MED, verifique se o TCE possui as assinaturas nos campos assinatura do professor orientador e assinatura e carimbo COMGRAD, e se a Declaração possui a assinatura e carimbo em assinatura e carimbo COMGRAD.

k) Caso o campo assinatura do professor orientador não estiver assinado, isso se deve à razão de que o professor orientador do internato em questão não é o Coordenador da COMGRADMED. Logo, o aluno deve levar o TCE para o regente de seu internato para que ele assine nesse campo. O Coordenador da COMGRAD/MED somente é responsável como professor orientador do Internato Optativo, e do mês de estágio no GHC da 9ª etapa do currículo.

l) Após isso, o aluno deve levar o TCE e a Declaração no DECORDI, na Divisão de Estágios (DEMA).

m) O DECORDI ficará com a Declaração e entregará as demais 3 vias do TCE assinadas no campo Instituição de Ensino, na folha 2.

n) O aluno levará as 3 vias do TCE para a Concedente do Estágio, isto é, o GHC.

o) O GHC assinará no campo restante, confeccionará o crachá do aluno e devolverá 2 vias do TCE.

p) O aluno deve ficar com uma cópia do TCE e entregar a outra na COMGRAD/MED.

q) Ao final do estágio o GHC envia por e-mail para a COMGRAD/MED a nota (conceito) do aluno no estágio realizado.

 

 

 

Ramiro Barcelos, 2400 -Bairro: Santa Cecília | Porto Alegre, RS