ufrgs.png
  Ramiro Barcelos, 2400 Santa Cecília Porto Alegre, RS

Estamos coloridos de rosa no mês de outubro. A campanha visa à propagação de informações e dados sobre o câncer de mama, a fim de esclarecer suas causas, quais os tipos de tratamento e por que o diagnóstico precoce e a prevenção são essenciais na redução do número de casos. Aproximadamente 60 mil mulheres são identificadas anualmente com o problema. Por isso, é hora de falarmos sobre o que os profissionais da área de saúde podem fazer para prevenir o surgimento da doença.

Na UFRGS

O Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama, é tema de atividades promovidas pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e pelo Departamento de Atenção à Saúde (DAS). Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2018 o Brasil registrou 59,7 mil novos casos de câncer de mama, representado 29,5% de todas as neoplasias em mulheres. Em 2017, foram contabilizadas 16.724 mortes decorrentes da doença. Segundo o Inca, cerca de 30% dos casos podem ser evitados com a adoção de hábitos como: práticas de atividade física, alimentação saudável e redução de consumo de bebidas alcoólicas. 

Atividade do DAS 
Data: 29 de outubro
Mote “Outubro Rosa: conversando sobre a prevenção ao câncer de mama e câncer de colo de útero”.
Horário: Das 9h às 12h
Local:Auditório do DAS (Av. Protásio Alves, 297 – esquina com a rua São Manoel).

Durante o encontro serão abordados aspectos referentes à epidemiologia, estratégias de prevenção e diagnóstico dos cânceres de mama e de colo de útero.

As inscrições devem ser realizadas pelo Portal do Servidor até o dia 17 de outubro. A ação é válida como capacitação pela EDUFRGS.

Fonte: UFRGS

Página 1 de 27

 

 

Ramiro Barcelos, 2400 -Bairro: Santa Cecília | Porto Alegre, RS