ufrgs.png
  Ramiro Barcelos, 2400 Santa Cecília Porto Alegre, RS

UFRGS é a melhor universidade federal do Brasil em avaliação do MEC

Indicador de qualidade referente a 2016 coloca a universidade como a única no Rio Grande do Sul com conceito na faixa máxima, atingido por 1,5% das instituições de todo o país.
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) é a melhor universidade federal do país de acordo com o Índice Geral de Cursos (IGC) de 2016, divulgado nesta segunda-feira (27) pelo Ministério da Educação (MEC). A universidade chegou a 4,29 pontos em uma escala que vai de 1 a 5 e atingiu a faixa máxima do conceito — algo que só 1,5% das instituições de Ensino Superior conseguiram neste ano.
Apenas 1,9% dos cursos de saúde obtêm conceito máximo do MEC
Psiquiatra gaúcho ganha verba milionária para pesquisa sobre depressão na adolescênciaPsiquiatra gaúcho ganha verba milionária para pesquisa sobre depressão na adolescência
Entre todas as universidades do Brasil, o primeiro lugar ficou com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que somou 4,37 pontos. No Rio Grande do Sul, a UFRGS é seguida pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que ficou com conceito na faixa 4 (3,80) e pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), também na faixa 4 (3,76). Depois vêm as particulares Unisinos (3,51) e PUCRS (3,49), ambas também com conceito final 4 — atingido por 17,4% das instituições de Ensino Superior avaliadas no triênio 2014-2016.

A avaliação do MEC é baseada na análise das condições de ensino, em especial aquelas relativas ao corpo docente, às instalações físicas, ao projeto pedagógico e ao resultado dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). São consideradas, para o cálculo, a qualidade dos cursos, revelada pelo Conceito Preliminar de Curso (CPC); a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu, a partir de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); e a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu.


Universidades gaúchas no IGC 2016


UFRGS - 4,29 (faixa 5)
UFCSPA - 3,76 (faixa 4)
UFSM - 3,80 (faixa 4)
Unisinos - 3,51 (faixa 4)
PUCRS - 3,49 (faixa 4)
UFPel - 3,42 (faixa 4)
Furg - 3,28 (faixa 4)
Unipampa - 3,21 (faixa 4)

 

 

Ramiro Barcelos, 2400 -Bairro: Santa Cecília | Porto Alegre, RS