ufrgs.png
  Ramiro Barcelos, 2400 Santa Cecília Porto Alegre, RS

UFRGS reconhece o estímulo à cooperação internacional do novo Doutor Honoris Causa

O professor Thomas Strowitzki, da Universidade de Heidelberg (Ruprecht Karl Universität), Alemanha, é o mais novo Doutor Honoris Causa da UFRGS. O título foi outorgado na manhã desta terça-feira, 12, pela reitora em exercício Jane Tutikian, que agradeceu ao homenageado pela sua longa trajetória de pesquisa na área da Medicina Reprodutiva e por seu trabalho em promoção da cooperação internacional universitária. Jane Tutikian disse que o reconhecimento por parte da UFRGS também celebra o talento e o compromisso de Thomas Strowitzki com a Medicina e com a humanidade.

O orador da cerimônia, professor Edison Capp, da Faculdade de Medicina, disse que as pesquisas de Strowitzki têm contribuído de forma extraordinária para a Medicina e que a sua dedicação à cooperação internacional tem sido fundamental para promover ainda mais a internacionalização da UFRGS. Capp apresentou a trajetória profissional do homenageado, destacando sua participação em entidades de pesquisa e a importância das suas publicações em periódicos internacionais. Relembrando o início da parceria com a UFRGS, Capp destacou o artigo publicado na revista American Journal of Physiology - Endocrinology and Metabolisme Fertility and Sterility, resultado das pesquisas de Strowitzki com a professora da UFRGS Helena von Eye Corleta, em 1989, que deu início à colaboração acadêmica. Em 1992, Strowitzki recebeu Capp como médico visitante, que após um estágio de dois meses foi convidado a fazer doutorado. Esta parceria também foi proveitosa com publicações nas revistas Gynecological Endocrinology, Brazilian Journal of Medical and Biological Research, European Journal of Obstetrics & Gynecology and Reproductive Biology, Reproductive Biomedicine Online. Desde então, a cooperação com a UFRGS vem crescendo, inclusive por meio do convênio de intercâmbio de pesquisadores com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Diretório Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD).

Em sua fala, o homenageado destacou a importância dos programas de cooperação internacional como o promovido pelo DAAD, que não está focado apenas na pesquisa, mas também no ensino. Strowitzki agradeceu a homenagem e disse que pretende continuar a parceria com a UFRGS no futuro. Antes da cerimônia, Strowitzki foi recebido no Salão Nobre da Reitoria, onde foi convidado a assinar o Livro Ouro da Universidade. A proposição do título partiu da Faculdade de Medicina da UFRGS, cuja diretora Lucia Kliemann integrou a mesa da sessão solene desta manhã.

Fonte: UFRGS
Foto: Flávio Dutra

 

 

Ramiro Barcelos, 2400 -Bairro: Santa Cecília | Porto Alegre, RS