ufrgs.png
  Ramiro Barcelos, 2400 Santa Cecília Porto Alegre, RS

Comissão de Graduação em Nutrição

Currículo do Curso - clique aqui


Principal

Apresentação:
A nutrição tem como função básica a promoção, a manutenção e a recuperação da saúde através da alimentação saudável. O Curso de Nutrição da Universidade Federal do Rio Grande do sul - UFGRS existe desde o ano de 2000 e surgiu por uma iniciativa da direção desta universidade frente a constatação da crescente importância desta ciência na promoção da saúde.
Hoje com o currículo voltado à formação de um nutricionista competente para atuar em diferentes áreas. Com foco de atuação em pesquisa e atividades práticas, desde o início da graduação, o curso de nutrição da UFRGS obteve a melhor avaliação, dentre os cursos de nutrição do Rio Grande do Sul, no ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) em 2004.

 

Histórico:
O Curso de Nutrição surgiu na UFRGS em vista da crescente importância desta ciência na promoção da Saúde. A partir desta constatação, a Direção da Faculdade de Medicina tomou a iniciativa, com o apoio da Pré-Reitoria da Graduação, de criar em 2000 o Curso de Graduação em Nutrição da UFRGS. O curso já passou por diversas mudanças curriculares, e atualmente conta com um currículo adequado à formação de um nutricionista competente. Também foi avaliado com sucesso pelo INEP e recebeu média 5 na avaliação do MEC.
Titulação obtida: A titulação conferida é a de Nutricionista.

 

Objetivos:
O Curso visa é formação geral do aluno em Nutrição, capacitando-o a atuar, pautado nos princípios éticos, em todas as áreas em que a alimentação e a Nutrição apresentem-se fundamentais para a promoção e a recuperação da saúde a para a prevenção das doenças de indivíduos ou grupos populacionais, contribuindo para a melhoria ou a manutenção da qualidade de vida. Pretende-se, assim, que esse profissional domine o conhecimento do alimento e o seu papel na prevenção de doenças e na sua terapia. Além de estar habilitado também para atuar intensamente na pesquisa e na extensão.

 

Áreas de Atuação:
Sendo o nutricionista um profissional da área da saúde, a profissão tem um grande potencial no presente e no futuro. As pessoas estão cada vez mais preocupadas em manter a saðde e a qualidade de vida, questão amplamente discutida nos dias de hoje, sendo assim, para que isso seja alcançado, a alimentação correta é um dos principais fatores no cuidado pessoal do dia a dia.
Nos últimos 10 anos, vem sendo ampliada a atuação do profissional na área de hotelaria, restaurantes, comerciais, indðstrias de alimentos para fins especiais, academias de ginástica, nutrição esportiva, marketing, rotulagem nutricional de alimentos, saúde pública, ensino e pesquisa.
O mercado de trabalho na áea de nutrição é muito amplo e com possibilidade de expansão ainda maior. O nutricionista é, e será, um profissional empenhado cada vez mais na busca da promoção da saúde e qualidade de vida.

 

As principais áreas de atuação são:


Nutrição Clinica:
Prestar assistência dietética e promover educação nutricional a indivíduos, sadios ou enfermos, em nível hospitalar, ambulatorial, domiciliar e em consultórios de nutrição e dietética, visando a promoção, manutenção e recuperação da saúde.


Alimentação coletiva:
Atuação em unidades de alimentação e nutrição em empresas, indústrias, escolas, restaurantes comerciais e hospitalares, hotáis, SPA's, escolas, cestas básicas de alimento entre outras.


Saúde Pública:
Gestão de políticas e programas de alimentação e nutrição, atividades de educação e de programaçã da saúde, vigilância alimentar e nutricional.


Indústria de alimentos:
Desenvolvimento de produtos alimentícios e controle de qualidade.


Nutrição em esportes:
Trabalho em clubes, associações esportivas e academias de ginástica, orientando os atletas a respeito das dietas alimentares mais adequadas para diversos fins.


Ingresso e vagas:
O ingresso ao curso é feito via Concurso Vestibular. Anualmente, são oferecidas 60 vagas, ingressando metade dos acadêmicos no 1° semestre e a outra metade no 2° semestre letivo.

Solicitação de Transferências para Curso de Nutrição:

O Curso de Nutrição somente oferece vagas na modalidade "Transferência Voluntária", mediante Processo Seletivo Unificado, realizado, em geral, em Outubro (acompanhar a divulgação em www.ufrgs.br). Esta forma de ingresso destina-se a candidato aluno de Nutrição de outra Instituição de Ensino Superior - IES, matriculado ou com matrícula trancada, que já tenha sido aprovado, na sua Instituição de vínculo atual, no conjunto das disciplinas que compõem os dois primeiros semestres do seu curso de origem, no caso de curso semestral, ou no primeiro ano, no caso de curso seriado ou anual, no instante da inscrição. O curso de origem do candidato deverá ser reconhecido ou ter autorização de funcionamento pelo MEC. É vedada a Transferência Voluntária para os dois semestres finais do curso pretendido.

 

Atribuições: Descritas no Regimento da FAMED

Art. 28 - Compete às Comissões de Graduação:
I - propor ao Conselho da Unidade, ouvidos os Departamentos envolvidos, a organização curricular e atividades correlatas dos cursos correspondentes;
II - avaliar periódica e sistematicamente o currículo vigente, com vistas a eventuais reformulações e inovações, deliberando sobre a organização e inovações curriculares, sujeita às aprovações do Conselho da Unidade e homologação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão;
III - propor ações ao Conselho da Unidade, relacionadas ao ensino de graduação;
IV - avaliar os planos de ensino elaborados pelos Departamentos, o desempenho global das disciplinas e o desempenho individual dos docentes em suas funções didáticas;
V - orientar academicamente os alunos e proceder a sua adaptação curricular;
VI - deliberar sobre processo de ingresso, observando a política de ocupação de vagas estabelecida pela Universidade e pela Faculdade de Medicina;
VII - aprovar e encaminhar periodicamente a Direção da Unidade a relação dos alunos aptos a colar grau;
VIII - supervisionar o ensino das disciplinas integrantes do currículo do curso;
IX - manifestar-se nos casos de recusa de matrícula ou desligamento de alunos do respectivo curso;
X - atuar, como instância final nos casos de recurso interposto em matéria de atribuição de conceito, nos termos do artigo 136 do Regimento Geral da Universidade;
XI - elaborar, ouvidos os Departamentos, os horários das disciplinas, observando o disposto no artigo 133 do Regimento Geral da Universidade.

Composição:

Aline P Schneider - NUT1-Social
Carlos R Galia - MED 3
Carolina G de Souza - NUT1-Clínica
Francine H de Oliveira - MED 4 
Luciana Dias de Oliveira - NUT1-Alimentos 
Luciana V Viana - MED 1 
Virgílio J Strasburg - NUT1-Alimentos - Coordenador Substituto
Vivian C Luft - NUT1-Social 
Zilda Albuquerque - NUT1-Clínica - Coordenadora
Luis Valmor C Portela - ICBS-Bioquím 
Maria Flávia M Ribeiro - ICBS-Fisiologia
Neusa S Stobbe - ICBS-Microbiol 
Paula Augusti - ITA1

Representantes Discentes:

Representantes Discentes 2016
Diego Almeida dos Santos
Ariádrine Freitas de Oliveira
Natália Cristina Averbuch

Suplentes Discentes 2016
Juliana Carvalho
Mariana Espíndola Robin
Francine dos Santos


Contato

Coordenadora: Professora Zilda de Albuquerque Santos
Secretário: José Eduardo Handel
Técnico em Assuntos Educacionais: Felipe Guidi Saueressig
Endereço: Faculdade de Medicina - Rua Ramiro Barcelos 2400, Porto Alegre, RS, 90035-003
Fone: (51) 3308 5122
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

 

Ramiro Barcelos, 2400 -Bairro: Santa Cecília | Porto Alegre, RS