MEDICINA

Mobilidade Acadêmica

Modalidade Go-In IES Federal – Internatos Optativos

Os Internatos Optativos realizados via Programa de Mobilidade Acadêmica Nacional da Faculdade de Medicina da UFRGS são realizados no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, sob a supervisão do quadro docente da FAMED/UFRGS.

Até efetivamente iniciar o estágio o acadêmico precisa estar ciente sua candidatura passará por quatro fases até que efetive a sua matrícula. Também, destacamos que após a conclusão do estágio é necessário que o acadêmico em mobilidade entregue sua ficha de avaliação para que, então, receba um conceito final. Esse processo é absolutamente necessários para a validação do estágio.

Antes de aplicar sua candidatura, solicitamos que o candidato leia com atenção as informações abaixo e tire eventuais dúvidas que surgirem pelo e-mail mobilidade-famed@ufrgs.br.


FASE 1 – CANDIDATURA

É importante que ao realizar sua candidatura o acadêmico envie os dados completos, tais como são solicitados.

Esta modalidade de Mobilidade Acadêmica destina-se a alunos que estejam cursando o 9º, 10º, 11º ou 12º semestre do curso de Medicina de outras Instituições de Ensino Superior Públicas Federais signatárias do convênio Andifes e que desejam cursar seu Estágios Optativos da fase dos Internatos (exclusivamente) no curso de Medicina da UFRGS como alunos em mobilidade acadêmica. 

Informamos que na reunião da Comissão de Internatos da FAMED/UFRGS, ocorrida no dia 18/10/2021, foi sinalizada a possibilidade de retomada dessa modalidade de mobilidade acadêmica para o início do ano de 2022, se as condições sanitárias estiverem favoráveis.

Caso pretenda participar do programa de mobilidade acadêmica, pedimos que manifeste seu interesse através do e-mail mobilidade-famed@ufrgs.br informando os seguintes dados:

Nome completo do candidato:
Instituição de origem:
Semestre/Etapa que cursa (atualmente):
Área de interesse:
Período de interesse: <mês> de (<período total, ex.: 1 mês>)

Importante

  • Lembramos que essa manifestação é apenas o primeiro passo, sua candidatura ainda passará pela análise de viabilidade de vaga na área desejada x período almejado, bem como todo o fluxo estabelecido no convênio ANDIFES. Por essa razão, solicitamos que o acadêmico se manifeste com, pelo menos, 3 (três) meses de antecedência (prazo médio para tramitação do processo) e no máximo com 8 (oito) meses de antecedência. Solicitações fora deste interstício serão automaticamente recusadas. 
  • Os Internatos Optativos têm carga horário de 165h/m, iniciam no primeiro dia útil e sempre terminam no último dia do mês, sem exceção. Somente serão aceitos acadêmicos para períodos de no 1 (um) mês cheio, não sendo aceitos para períodos fracionados (ex.: 3 semanas ou 45 dias). Assim, na manifestação de interesse, o candidato deve informar mês e ano no qual deseja em realizar o estágio. Solicitações contendo períodos fracionado serão automaticamente recusadas. 
  • Os alunos de outras universidades poderão se inscrever para períodos de no mínimo 1 (um) a no máximo 6 (seis) meses, sendo que os aceites serão dados mês a mês conforme as vagas disponíveis no serviço x período requerido. Desta forma, o candidato deve submeter uma candidatura para cada área de internato e/ou período desejado. Caso conste no pedido mais de uma área de estágio, será considerado, para fins de candidatura, apenas a primeira opção. 
  • Não serão considerados quaisquer aceites prévios de regentes ou secretários de setores do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) que não tenham seguido os trâmites especificados pelo Programa de Mobilidade Acadêmica Nacional da FAMED. Qualquer informação e/ou encaminhamento deve partir, obrigatoriamente, da Mobilidade Acadêmica da FAMED. Para maiores informações entre, sempre, em contato pelo e-mail mobilidade-famed@ufrgs.br
  • Só serão aceitos no Programa de Mobilidade Acadêmica os alunos que estejam devidamente imunizados para o COVID-19.

Para saber mais:

Lembramos que ainda vivemos uma situação sanitária delicada em razão da pandemia de COVID-19 e, em caso de agravamento das condições, as mobilidades acadêmicas podem ser novamente suspensas. Nesse caso, avisaremos aos interessados por e-mail e pelos meios eletrônicos disponíveis (site da FAMED/UFRGS)


FASE 2 – SELEÇÃO

Após o recebimento da candidatura, o acadêmico receberá um e-mail de confirmação de aplicação a uma vaga de mobilidade acadêmica em até 48h úteis. Lembramos que esta é uma etapa inicial do seu processo, não garantindo o aceite no Programa de Mobilidade Acadêmica.

Sua candidatura será encaminhada para a análise do professor regente da área a qual você se candidatou. O professor analisará a viabilidade da sua candidatura baseado na disponibilidade de vagas destinadas a alunos externos disponíveis no período solicitado.

Assim que a equipe de mobilidade acadêmica receber o retorno da avaliação do professor regente o acadêmico será informado por e-mail a respeito do aceite ou da recusa de sua candidatura.

No caso de recebimento de uma recusa, o acadêmico poderá aplicar nova sem qualquer prejuízo. 

No caso de o acadêmico receber um aceite, ele deverá:

  • Contatar com o setor responsável pelo programa de Mobilidade Acadêmica da Universidade de origem para que essa formalize o processo de mobilidade junto à Pró-reitora de Graduação da UFRGS (PROGRAD). Instruções gerais sobre como proceder podem ser acessadas através do link: https://www.ufrgs.br/prograd/mobilidade-alunos-de-outras-ifes/ 
  • Confirmar o aceite através do e-mail mobilidade-famed@ufrgs.br em até 48h úteis para que possamos incluí-lo nos nossos controles de recebimento de alunos externos e para planejamento do professor regente.


FASE 3 – TRAMITAÇÃO DO PROCESSO DE MOBILIDADE ACADÊMICA

Assim que seu processo for aberto na sua Universidade de Origem, esta irá lhe solicitar a documentação necessária para tramitação. Há um momento de tramitação interna do seu pedido.

Posteriormente a sua Universidade de Origem encaminhará o seu pedido de estágio para Pró-reitoria de Graduação da UFRGS – PROGRAD, a qual irá realizar a conferência de seus documentos e realizar a vinculação temporária do acadêmico como aluno UFRGS.

IMPORTANTE – CABE AO CANDIDATO:

  • Formalizar seu pedido de mobilidade. Em caso de dúvidas, a PROGRAD pode ser contatada pelo e-mail: mobilidade.nacional@prograd.ufrgs.br .
  • Providenciar toda a documentação exigida (pela universidade de origem e pela UFRGS) para que a vinculação do acadêmico no estágio possa ser efetivada.  O e-mail de aceite também deve ser exportado para um arquivo em formato PDF e ser anexado ao processo.
  • No caso de desistência informar à Mobilidade Acadêmica FAMED/UFRGS, pelo e-mail mobilidade-famed@ufrgs.br imediatamente. As desistências devem ser informadas até, no máximo, 5 dias úteis antes do início do estágio.


FASE 4 – MATRÍCULA E AUTORIZAÇÃO PARA O INÍCIO DO ESTÁGIO

Caso o seu processo esteja de acordo com o exigido pelo convênio Andifes, a PROGRAD/UFRGS informará à FAMED/UFRGS sobre sua vinculação temporária como aluno UFRGS.

Será atribuído ao acadêmico um número de matrícula UFRGS.

Só então a FAMED/UFRGS efetuará sua matrícula e solicitará a sua autorização de acesso ao Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

O acadêmico será informado por e-mail sobre o início do seu estágio e o local a se apresentar.


FASE 5 – ENTREGA DA AVALIAÇÃO

Após o encerramento do estágio, o acadêmico em mobilidade deve entregar a ficha de avaliação de estágio (clique aqui para acessar o modelo). A ficha de avaliação é necessária para que o acadêmico possa receber um conceito e encerrar seu processo de mobilidade acadêmica com a UFRGS. A entrega da ficha de avaliação deve ser feita em arquivo PDF enviado para mobilidade-famed@ufrgs.br 

Após o recebimento da ficha, essa será anexada ao processo de mobilidade acadêmica do aluno. A partir dela o conceito recebido pelo acadêmico será lançado no sistema da UFRGS e o vínculo do aluno com a UFRGS será encerrado. 

Com a apropriação do conceito, o aluno que concluiu o seu programa de mobilidade acadêmica, pode emitir um atestado de conceito. Cabe destacar que a UFRGS não fornece declaração ou certificado de realização de internatos optativos, visto que eles integralizam a carga horária curricular do aluno do curso de medicina.

Para emitir o seu atestado de conceitos siga as instruções abaixo:

  • Acesse o Portal do Aluno (http://www.ufrgs.br/ufrgs/aluno) com seu número de cartão e senha cadastrada. 
  • Ao entrar no Portal do Aluno, você deve seguir o seguinte caminho: Pasta Amarela que diz “Serviços” > ir em “Atestado” > e selecionar a opção “Atestado de conceitos com carga horária”. O atestado ali emitido tem validade legal.

Caso você nunca tenha acessado o Portal do Aluno ou não lembre da sua senha de acesso, há um tutorial explicativo que vai lhe orientar a como criar uma nova senha. Pra isso, basta clicar em “Recuperar sua senha” na tela de login ou siga as instruções expostas em https://www1.ufrgs.br/CatalogoServicos/servicos/servico?servico=1632 . Caso suas dúvidas persistam, pode entrar em contato com o nosso CPD pelo telefone (51)3308.5333.