Pages Menu
RssFacebook

Categories Menu

Projeto atual

O atual projeto de pesquisa do FAPROM é intitulado “Mapeamento dos professores que trabalham com o ensino de música na educação básica: um survey sobre sua formação, atuação e crenças de autoeficácia”.

Na 31ª Conferência Mundial da ISME no Brasil, primeira vez realizada na América Latina em julho de 2014, ficou evidenciado, através de entrevistas aos meios de comunicação e debates científicos, o quão fragmentado é o nosso conhecimento da situação da educação musical no país. Em virtude da falta de dados oficiais, esse projeto de pesquisa surge então para compreender melhor qual o perfil do professor que trabalha com o ensino de música nas escolas de educação básica e suas crenças de autoeficácia.  

A teoria da autoeficácia de Albert Bandura investiga as expectativas, percepções, julgamentos ou crenças sobre a capacidade que uma pessoa possui quanto a realizar uma determinada tarefa ou ter um bom desempenho em um determinado domínio. Para a coleta de dados será realizado um survey autoadministrado publicado em forma de HTML na web.