Pages Menu
RssFacebook

Categories Menu

Quem somos

O FAPROM – Formação e Atuação de Profissionais em Música foi criado em 2006 com o intuito de abrigar novos projetos de pesquisa e de cooperação internacional. São membros do grupo alunos de mestrado, doutorado, pós-doutorado, iniciação científica e voluntários. A missão do FAPROM é propiciar um ambiente de aprendizagem de alto nível na formação em pesquisa de mestrandos e doutorandos, na preparação de futuros professores universitários e orientadores e, sobretudo, na preparação de lideranças na área de educação musical.

O FAPROM é líder nacional na produção de pesquisas no campo da motivação para ensinar e aprender música. Atualmente possui um amplo portfólio de projetos concluídos e em andamento, no qual destaca-se a participação no primeiro survey internacional sobre aspectos motivacionais de crianças e jovens para estudar música, realizado em oito países. Desde então, o grupo mantém sua projeção internacional por meio de publicações científicas, participação em congressos e intercâmbios em países como China, Grécia, Estados Unidos, Canadá e Itália. Também como forma de promover internacionalmente a produção brasileira, o grupo participou ativamente na organização da 31ª Conferência Mundial da ISME (International Society for Music Education), realizada em 2014 na cidade de Porto Alegre.

Vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o grupo atende a comunidade acadêmica, por meio de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado, bem como estimula o contato com profissionais externos à universidade, por meio da promoção de cursos e seminário e de parcerias com voluntários.