Mensagem da Pós-Graduação

O Curso de Farmácia da UFRGS conquistou o reconhecimento do Instituto QS Top Universities como um dos cem melhores do mundo muito em função de sua tradição e expressão na produção de conhecimento, o que se dá pela forte atuação docente e discente em atividades pesquisa. Como não poderia deixar de ser, visto que estamos no Brasil, a pesquisa na Unidade acontece principalmente no âmbito dos Programas de Pós-Graduação. A Faculdade conta com três Programas de Pós-Graduação: o mais antigo é o Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFRGS (PPGCF), que completa 45 anos em 2015. Temos também dois Programas mais jovens, estruturados em rede com outras Universidades, que são o Programa de Nanoteconologia Farmacêutica e o Programa em Assistência Farmacêutica. Nessa postagem, apresentaremos o PPGCF.

Credenciado pelo Conselho Federal de Educação em 1973, o PPGCF foi o primeiro curso de Pós-Graduação na área de medicamentos no país. Na Avaliação Trienal 2010-2012 da CAPES, obtivemos o conceito 7, resultado dos esforços do corpo discente, docente e técnico para a consolidação do padrão de excelência internacional e para a projeção do Programa como referência, destaque no cenário nacional e internacional na área.

Nosso objetivo é aperfeiçoar e atualizar a formação científica e profissional de diplomados em Cursos de Graduação em Farmácia e áreas afins, bem como conduzir, através do estudo orientado e da pesquisa, à obtenção de grau que habilite e credencie para o exercício de atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico na área de Ciências Farmacêuticas.

Contamos com 37 docentes habilitados a orientar o desenvolvimento de Teses de Doutorado e/ou Dissertações de Mestrado Acadêmico, no âmbito de 74 projetos de pesquisa em andamento, distribuídos em três grandes linhas de pesquisa, a saber: Investigação de Alvos Terapêuticos e Biomarcadores; Prospecção, Síntese e Avaliação Biológica de Moléculas de Interesse Farmacêutico; Desenvolvimento, Avaliação da Qualidade e Utilização de Insumos e Produtos Farmacêuticos e Cosméticos. A comunidade discente é constituída por quase 200 alunos.

Em conformidade com o padrão de excelência internacional conferido pelo conceito 7, o Programa tem apoiado, além das áreas temáticas que o consolidaram, áreas temáticas inovadoras e/ou prioritárias em Ciências Farmacêuticas e Saúde Pública, como desenvolvimento de métodos de pesquisa em assistência farmacêutica e ensino à distância em saúde, nanotecnologia, nanotoxicologia, modelagem PK/PD de base fisiológica e populacional, e identificação molecular de novos alvos terapêuticos. Visamos à fronteira do conhecimento e à inserção de nossos egressos no setor produtivo, em pesquisa e desenvolvimento de novos fármacos e formas farmacêuticas avançadas, em órgãos governamentais que definem políticas de saúde e em instituições de ensino e pesquisa emergentes. Entendemos que a produção do conhecimento novo e formação de recursos humanos qualificados em pesquisa transcendem fronteiras físicas e intelectuais. Assim, contamos com inúmeras parcerias e acordos multi-institucionais de pesquisa, em nível nacional e internacional, e mantemos nossas portas sempre abertas para novas possibilidades. Nossa meta é constituirmos um pólo de referência e nucleação de abrangência internacional, com foco especial nos países da América Latina.

O ingresso de novos alunos se dá através de processo seletivo público (um processo por ano para mestrado, normalmente em dezembro, e dois processos para o doutorado, normalmente em março e agosto), oficializado através de Editais publicados na página do Programa na internet (https://www.ufrgs.br/ppgcf/). A página encontra-se em fase de atualização e remodelação, mas pode ser acessada para informações básicas, assim como o e-mail do Programa (ppgcf@ufrgs.br).

Sejam todos muito bem-vindos!

Profa. Dra. Stela M. K. Rates

Coordenadora PPGCF