Gerência Administrativa

Gerência Administrativa

O projeto de implantação da Gerência Administrativa na UFRGS teve início em 2008 quando foi constituído um grupo de trabalho formado por três assessores administrativos e pela PROGESP com o objetivo de propor um modelo de gestão administrativa que encaminhasse alternativas no sentido de concentrar as atividades administrativas, modernizar a estrutura da UFRGS, unificar os atendimentos no âmbito das Unidades, adequar a força de trabalho através da racionalização, redistribuição de atividades e capacitação/desenvolvimento, propor melhorias de processos e definir padrões de procedimento para redimensionar e racionalizar o quadro de lotação dos servidores técnico-administrativos.

A Gerência Administrativa, subordinada à Direção da Unidade, é o setor da Unidade responsável pela articulação das atividades dos servidores Técnico-Administrativos que participam das atividades de Graduação, Pós-Graduação, Extensão, Pesquisa, apoiando rotinas administrativas na Unidade. Integram a Gerência Administrativa: o Setor Administrativo e de Comunicação, o Setor Acadêmico, o Setor de Recursos Humanos, o Setor Financeiro e Patrimonial e o Setor de Infraestrutura e Informática.

Na Faculdade de Farmácia a proposta de Gerência Administrativa foi elaborada pela Direção, por mim, Assessora Administrativa na época, e pela servidora já responsável pelas atividades relacionadas aos Recursos Humanos, Katia Cunha. Neste processo, foram ouvidos os Chefes e as Secretarias dos três Departamentos da Faculdade de Farmácia, que passaram a ocupar as funções do Setor Administrativo e de Comunicação e do Setor Acadêmico. O Setor Financeiro e Patrimonial e o Setor de Infraestrutura e Informática já faziam parte da estrutura e estavam ligados à Secretaria da Direção.

No momento inicial, optou-se por não incluir o Programa de Pós-Graduação, em função de suas peculiaridades, assim como as comissões de Graduação, Pesquisa e Extensão, que juntamente com o Núcleo de Avaliação da Unidade atuam de maneira unificada, com uma secretaria única.

A proposta foi apresentada e aprovada pelo Conselho da Unidade em 28 de junho de 2013 quando foi implementada formalmente. Na prática, a Gerência Administrativa, ligada à Direção é responsável pela prestação de serviços de forma direta ou indireta através dos seus setores, a todos os segmentos da Unidade, atendendo as demandas do corpo discente, docente e técnico-administrativo da Unidade.