Comissões | COMPESQ

A base científica na geração de conhecimento é um potente instrumento capaz de alavancar transformações sociais, culturais e tecnológicas que levam a uma melhor qualidade de vida. A Comissão de Pesquisa é o organismo interno que lida com as pesquisas realizadas na Faculdade de Farmácia, as quais representam grande avanço na área farmacêutica, tanto no âmbito do desenvolvimento de medicamentos quanto das análises clínicas. Como consta no Estatuto, compete à comissão assessorar a Direção da Unidade nos assuntos referentes à Pesquisa. Dessa forma, é atribuído à comissão (1) propor as diretrizes e ações de pesquisa da Unidade, a serem submetidas ao Conselho da Unidade, respeitando suas políticas e programas; (2) propor normas internas para as atividades de pesquisa; (3) emitir parecer sobre os planos, programas e projetos de pesquisa nos termos do Regimento da Unidade; (4) acompanhar e avaliar a execução dos planos, programas e projetos de pesquisa desenvolvidos na Unidade e (5) exercer as demais atribuições previstas no Regimento da Unidade.

A atual comissão (2019 – 2021) é composta por:

– Prof.  Walter Orlando Beys Da Silva – Coordenador;

– Profa. Miriam Anders Apel – Coordenadora substituta;

– Profa. Adelina Mezzari;

– Profa. Tatiane da Silva Dal Pizzol;

– Profa. Vera Lúcia Eifler Lima.

– Técnica-Administrativa: Luciana Angelo Loges.

Orientações para cadastro de Grupo de Pesquisa

Para cadastrar um grupo de pesquisa no CNPq basta seguir os seguintes passos:

1º) O novo líder solicita à COMPESQ o seu cadastro como líder no Diretório dos grupos de Pesquisa – DGP/CNPq para a Criação do Grupo;

2º) A COMPESQ repassa E-mail (gruposdepesquisa@propesq.ufrgs.br ) à Pró-Reitoria de Pesquisa contendo:

– Manifestação de concordância quanto ao cadastro do líder proponente e à criação do novo grupo:

– Nome completo do Líder; – CPF do líder ou cartão UFRGS;

– Nome do Grupo;

– Linha(s) de Pesquisa.

3º) A PROPESQ cadastra o novo líder junto ao DGP-CNPq;

4º) O líder edita os dados do Grupo no DGP/CNPq em: (http://lattes.cnpq.br/web/dgp + Acessar o Diretório).

5º) O Grupo é certificado pelo Dirigente Institucional – PROPESQ/UFRGS.

Orientações para cadastro de Linha de Pesquisa

Para cadastrar uma linha de pesquisa, o pesquisador deverá acessar o portal do Servidor em > PESQUISA > PESQUISADOR > LINHAS DE PESQUISA. A partir deste ponto, o pesquisador inclui sua linha de pesquisa individual.

Orientações para Cadastro de Projetos

No Portal do Servidor em > PESQUISA > PESQUISADOR > PROJETO DE PESQUISA > INCLUIR PROJETO DE PESQUISA. A partir deste ponto abrirá o formulário para registro das informações do projeto bem como a inclusão de documentos pertinentes, como o Projeto Completo. Concluído o registro, o projeto deve ser encaminhado à Comissão de Pesquisa (COMPESQ) da Unidade.

Baixe aqui o MODELO DE RELATÓRIO DE CONCLUSÃO DE PROJETO DE PESQUISA

Ética na Pesquisa

No caso de projetos que envolvam o uso de animais, a própria COMPESQ encaminhará à Comissão de Ética no uso de Animais (CEUA/UFRGS). Quando os projetos envolverem seres humanos, a COMPESQ emitirá parecer consubstanciado que deverá ser anexado pelo pesquisador na Plataforma Brasil, juntamente com os demais documentos exigidos pela mesma. Da plataforma Brasil o pesquisador poderá enviar o projeto ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/UFRGS) para análise.