Faculdade | Departamentos

  • Departamento de Produção de Matéria-Prima (FAR01)
    +

    O Departamento de Produção de Matéria-Prima (FAR01) é responsável pela oferta de disciplinas relacionadas à produção de matérias-primas fundamentais no âmbito farmacêutico.

    As disciplinas alocadas no Departamento de Produção de Matéria-Prima possuem caráter profissionalizante, ou seja, proporcionam aos alunos o conhecimento das suas possibilidades de atuação farmacêutica. Estes alunos, necessitam, portanto, de sólidos conhecimentos prévios na área da química, física e biologia, posteriormente direcionados para a Farmacologia, Farmacocinética, Bioquímica. Em função disso, são ofertadas, nas etapas iniciais do curso, disciplinas de caráter básico preparatório a fim de auxiliar os discentes nessas áreas anteriormente mencionadas, preparando para as exigências futuras.

    Além disso, o Departamento também oferta disciplinas eletivas que têm por objetivo possibilitar ao aluno a ampliação de seu conhecimento para diferentes áreas relacionadas ao curso de Farmácia, tais como: – Análise Espectroscópica de Fármacos; – Fitomedicamentos; – Práticas computacionais voltadas para a inovação Farmacêutica;

    - Biotecnologia Industrial Farmacêutica; - Planejamento de fármacos - Química de fármacos heterocíclicos; e – Tecnologias Limpas.

    Contato:

    Profa. Vera Lucia Eiffler Lima – Chefe do FAR01 – veraeifler@ufrgs.br Profa. Sandra B. Rech  – Chefe Substituta do FAR01 - sandrar@farmacia.ufrgs.br

    Secretaria: Sala 210E - 2° Andar - Telefone: (51) 3308-5108

    Infraestrutura:

    Sua estrutura compreende laboratórios de ensino, pesquisa e extensão em diferentes andares do prédio da Faculdade de Farmácia.

    No 1º andar:

    -Laboratório de Fitoquímica e Síntese Orgânica (LaFiS, www.ufrgs.br/lafis), realiza estudos em química medicinal que inclui o planejamento de fármacos, síntese orgânica, a avaliação biológica de compostos e estudos de relação estrutura-atividade.

    No 3º andar: – Laboratório de Operações Unitárias e Processos Farmacêuticos direcionado ao estudo de equipamentos para escala laboratorial e pequena escala (piloto).

    No 5º andar: – Laboratório de Farmacognosia, o qual trabalha com métodos visando à extração e caracterização química e cromatográfica dos principais metabólitos vegetais de interesse farmacêutico.

    No 7º andar: – Laboratório de Química Farmacêutica, o qual aborda o estudo químico-farmacêutico dos fármacos, bem como técnicas de controle de qualidade destes; – Laboratório de Síntese Orgânica Medicinal, focado na formulação de rotas sintéticas para a interligação de uma série de reações orgânicas com a finalidade de obtenção de fármacos; – Laboratório de Tecnologia Bioquímica direcionado ao estudo das tecnologias por vias extrativas, fermentativas e biossintéticas objetivando a produção, isolamento e purificação de matérias-primas e produtos para fins de medicamentos e de alimentos.

  • Departamento de Produção e Controle de Medicamentos (FAR02)
    +

    O Departamento de Produção e Controle de Medicamentos (FAR02) tem como foco de atuação o desenvolvimento, a análise, o controle e a orientação de uso de medicamentos e cosméticos, nas suas diversas formas farmacêuticas, abordando estes aspectos em diferentes disciplinas e linhas de pesquisa.

    O Programa Farmácia Popular, presente na Faculdade de Farmácia, também está vinculado ao Departamento de Produção e Controle de Medicamentos, com servidores docentes e técnico-administrativos acompanhando os alunos em estágio curricular e administrando o setor.

    Contato:

    Prof. George Gonzales Ortega– Chefe do FAR02 – ortega@farmacia.ufrgs.br Prof. Martin Steppe – Chefe Substituto do FAR02 - martin.steppe@ufrgs.br

    Secretaria: Sala 210E - 2° Andar - Telefone: (51) 3308-5108

    Infraestrutura:

    Sua estrutura compreende laboratórios de ensino, pesquisa e extensão em diferentes andares do prédio da Faculdade de Farmácia.

    No 1º andar: Centro Bioanalítico de Medicamentos (CBIM), que realiza pesquisa na área de farmacocinética, envolvendo a quantificação de fármacos em amostras de origem biológica, tanto de animais quanto de humanos;

    No 2º andar: Os docentes do Departamento coordenam as atividades do Centro de Informações sobre Medicamentos, CIM-RS(http://cimrs.blogspot.com.br/), o qual apoia profissionais de saúde do Estado com informações e promovendo o uso racional de medicamentos.

    No 4º andar: – Laboratório de Nanotecnologia e Farmacocinética, voltado ao desenvolvimento de formulações de base nanotecnológica, avaliação farmacocinética pré-clínica de fármacos e novas entidades químicas; – Laboratório de Controle de Qualidade Farmacêutico (LCQFar) que atua com pesquisa voltada para o desenvolvimento de métodos de análise de fármacos em medicamentos e extensão, já que foi habilitado pela Anvisa para estudos de Equivalência Farmacêutica.

    No 6º andar: – Laboratório de Desenvolvimento Galênico (LDG), onde um grupo de professores atua no âmbito da pesquisa em Tecnologia Farmacêutica, (tecnologia de fitoterápicos, nanotecnologia, ciclodextrinas); – Laboratório multidisciplinar de ensino, recentemente reformado

     

  • Departamento de Análises (FAR03)
    +

    O Departamento de Análises Clínicas (FAR03) oferece disciplinas obrigatórias e disciplinas eletivas anuais e semestrais para o Curso de Farmácia.

    Contato:

    Profa. Adelina Mezzari – Chefe do FAR03 – mezzari@ufrgr.br

    Profa. Ana Lúcia Peixoto de Freitas – Chefe Substituto do FAR03 - usha@via-rs.net

    Secretaria: Sala 210E - 2° Andar - Telefone: (51) 3308-2105

    Infraestrutura:

    Sua estrutura compreende laboratórios de ensino, pesquisa e extensão em diferentes andares do prédio da Faculdade de Farmácia.

    No 3º andar: – Laboratórios voltados para ensino e pesquisa nas áreas de Microbiologia (Bacteriologia e Micologia), Hematologia e Citologia aplicadas, bem como de Imunologia; – Laboratório de Microscopia, que conta com 18 microscópios e atende várias disciplinas em aulas de caráter prático e possibilita o atendimento de monitoria por parte de alunos; – Laboratório específico para pesquisa em células-tronco; – Laboratório de Análises Clinicas e Toxicológicas (LACT), que realiza exames laboratoriais a pacientes do SUS da rede de saúde municipal de Porto Alegre; – Laboratório de Carga Viral, atrelado à rede pública e que faz acompanhamento de pacientes HIV a fim de assistir o progresso destes.

    No 5º andar: – Laboratório de Bioquímica; – Laboratório de Parasitologia; – Laboratório de Controle de Qualidade em Análises Clínicas.

    No 6º andar: – Laboratório de Toxicologia.