Extensão | Prestação de Serviços

  • Centro de Informação sobre Medicamentos do Rio Grande do Sul (CIM)
    +

    CIM

     

    Centro de Informação sobre Medicamentos do Rio Grande do Sul – CIM-RS

    O CIM-RS foi inaugurado em dezembro de 1999 e está estruturado com base em um convênio entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, através da Faculdade de Farmácia, e o Conselho Regional de Farmácia. O principal objetivo do CIM-RS é assessorar, de forma imparcial, profissionais de saúde de nível superior do Estado do Rio Grande do Sul em assuntos relacionados a medicamentos, colaborando para seu uso seguro e racional. Conta com uma equipe formada por farmacêutico e bolsistas de extensão, acervo bibliográfico especializado e acesso a diversas bases de dados na área do medicamento e da farmacoterapêutica, disponibilizadas pela UFRGS.

    Público-Alvo: Profissionais da área da saúde de nível superior, atuando no estado do Rio Grande do Sul.

    Principais serviços prestados: O CIM-RS responde questões pontuais que envolvem a utilização de medicamentos provenientes de profissionais da saúde. O recebimento das questões ocorre por e-mail, telefone ou presencialmente. Após o recebimento da solicitação, é estabelecido um prazo para a elaboração da resposta. As consultas que chegam ao CIM-RS são pré-avaliadas para verificar a adequação dos dados. Após, é feita uma busca nas fontes de informação disponíveis (bases de dados, livros, páginas da web, artigos, etc). Com as informações encontradas, é elaborada uma resposta escrita fornecida ao consulente por e-mail. Em situações de urgência, a resposta é dada por telefone, com posterior envio da resposta escrita por e-mail.

    Além do fornecimento de informações para resolução de questões provenientes do usuário, o CIM-RS publica periodicamente matérias sobre medicamentos de interesse geral, por meio do blog http://cimrs.blogspot.com.br/.

    Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, das 08 às 12 horas.

    Canais de comunicação: http://cimrs.blogspot.com.br/, Facebook: CimRS Conecta, e-mail cimrs@farmacia.ufrgs.br, fone/fax: (51) 3308-5948, WhatsApp (51-92865440 – disponível de segunda a sexta, entre 8h e 12h)

  • Laboratório de Análises Clínicas e Toxicológicas
    +

    O LACT corresponde a um projeto de extensão com foco na prestação de serviços realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com convênio com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, proporcionando atendimento à população por meio de análises clínicas laboratoriais. Coordenado pelos professores Otávio Saraiva e Paulo Saraiva, é diretamente vinculado à Faculdade de Farmácia, já que é abraçado por todos os professores do FAR03 (Departamento de Análises Clínicas) os quais colaboram com o projeto através de suporte técnico e didático ao pessoal envolvido.
    A proposta do projeto é atender somente via SUS a população que necessita de exames clínicos. Dessa forma, existem postos de coleta de material para análise espalhados por toda a cidade. No andar térreo da Faculdade de Farmácia, no Centro de Saúde Vila dos Comerciários da Cruzeiro do Sul, no Centro de Saúde Bom Jesus, no Centro de Saúde IAPI, no Centro de Saúde do Murialdo e mais recentemente no Centro de Saúde do Santa Marta e no Hospital Presidente Vargas é possível receber esse serviço. Posteriormente, todo o material coletado nos postos é encaminhado para o núcleo operacional localizado no terceiro andar da Faculdade de Farmácia, onde o corpo técnico presente realiza os exames.
    O corpo de atendimento no posto de coleta da Faculdade de Farmácia é composto por servidores da Unidade, funcionários contratados pela FAUFRGS (farmacêuticos, auxiliares administrativos, pessoal de apoio de coleta, técnicos de laboratório), bolsistas vinculados a cursos de Pós-Graduação (não só da UFRGS, mas de outros programas também), bolsistas de nível médio em função do convênio com a Escola Técnica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e futuramente com o Grupo Hospitalar Conceição, além de estagiários curriculares e bolsistas de extensão.
    O público-alvo do Laboratório é diverso. Atende-se desde pacientes encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a qual é conveniada com a UFRGS, até pacientes encaminhados pelo DAS (Departamento de Atenção da Saúde). Esse projeto é renovado a cada dois anos e tem funcionado nesses mesmos moldes desde 1986, tendo recebido forte expansão nos últimos anos, principalmente em função da implantação de mais postos de coleta. Estima-se que, até o final de 2015, o número de exames realizados chegue a 150 mil.
    O atendimento do Laboratório de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Farmácia se dá de segunda à sexta das 7h30 às 17h e aos sábados das 7h30 às 12h.

  • Laboratório de Controle de Qualidade Farmacêutico (LCQFar)
    +

    O Laboratório de Controle de Qualidade Farmacêutica atua junto à comunidade por meio da prestação de serviços de análises biológicas. Atualmente, está cadastrado na Anvisa para fazer estudos de equivalência farmacêutica para medicamentos genéricos e similares, aspecto que tem recebido atenção especial. Quer dizer, o Laboratório está ingressando, por meio de convênio com a Anvisa, no serviço de controle de qualidade de medicamentos no que diz respeito ao monitoramento deles, os quais já estão no mercado e são coletados aleatoriamente pela Anvisa, que envia essas amostras para o LCQFar, que faz a análise fiscal desses medicamentos.
    É também responsável pela elaboração de monografias para a Farmacopéia Brasileira (Órgão da Anvisa que rege as normas do controle de qualidade dos medicamentos). Além disso, é prestado um serviço aos laboratórios farmacêuticos privados por meio de estudos biológicos ou de controle de qualidade. Ou seja, as empresas que estão trabalhando no desenvolvimento de novos medicamentos, os quais pretende-se lançar no mercado como genéricos ou similares, contratam o Laboratório para fazer os testes de equivalência farmacêutica, comparando aquele medicamento com o medicamento-referência e emitindo o respectivo laudo.
    O LCQFar também está habilitado a prestar o serviço de controle de medicamentos para farmácias de manipulação e hospitais que desejarem essa contratação. Referência no que diz respeito à análises, o Laboratório de Controle de Qualidade Farmacêutico localiza-se essencialmente no quarto andar da Faculdade de Farmácia.