Faculdade | Histórico

A Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul foi fundada em 29 de setembro de 1895, sendo a mais antiga das unidades de ensino universitário que compõem a UFRGS. Em uma reunião ocorrida em 25 de julho de 1898 na presença de Alfredo Leal (um dos fundadores e também primeiro diretor), o corpo docente do Curso de Partos e a Congregação da Escola de Farmácia acordam a sua união e fundam a Faculdade Livre de Medicina e Farmácia, retirando-se do nome a palavra Farmácia em 1911.

De 1898 até 1952, a Farmácia esteve ligada à Faculdade de Medicina, situação que foi mudando ao longo dos anos. Já no ano de 1916, ela foi reconhecida como Escola Anexa à Faculdade de Medicina. Em 1936, a Universidade de Porto Alegre foi instalada, integrando-se a Faculdade de Medicina com suas escolas anexas de Farmácia e Odontologia, a Faculdade de Direito com sua escola de Comércio, a Escola de Engenharia, a Escola de Agronomia e Veterinária, o Instituto de Belas Artes e a Faculdade de Educação, Ciências e Letras (última a ser criada).

Devido à incorporação de unidades do interior do Estado como as Faculdade de Direito e Odontologia de Pelotas e a Faculdade de Farmácia de Santa Maria, a Universidade de Porto Alegre passou a se chamar Universidade do Rio Grande do Sul em 1949. No ano seguinte a URGS foi incorporada ao Sistema Federal de Ensino Superior, passando a ser mantida pelo governo federal. Mesmo depois de tornar-se autônoma em 1949, a Farmácia seguiu como Escola Anexa da Faculdade de Medicina até 1952, quando foi organizada como Unidade Técnico-Administrativa.

Assim, em 1952 ela volta a ser chamada de Escola de Farmácia, mais tarde sendo chamada de Faculdade de Farmácia de Porto Alegre, Faculdade de Farmácia e Bioquímica de Porto Alegre e, por fim, Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

O espírito pioneiro da Instituição conduziu, em 1970, à implantação do Curso de Pós-Graduação em Farmácia, o primeiro Curso de Mestrado na área de medicamentos no Brasil. Além disso, em 1992 teve início o Curso de Doutorado e, no ano de 2000, foi instituído o Curso de Especialização em Análises Clínicas, em conjunto com o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Desde a sua fundação, a interação da Faculdade de Farmácia com a sociedade é algo notável, já que estabelece parcerias com setores governamentais na área da saúde em esfera federal, estadual e municipal, além de atender a demandas específicas da população na área de análises laboratoriais e assistência farmacêutica.

Etiam vehicula sagittis libero at dapibus. Class aptent taciti sociosqu ad litora torquent