Cruzeira (Bothrops alternatus)

Habitat: Terrícola, ocupando geralmente áreas abertas e úmidas.
Distribuição: Centro-oeste, sudeste e sul do Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina.
Hábito de vida: Podem ser diurnas ou noturnas.
Características gerais: Conhecida popularmente como cruzeira ou urutu, é uma serpente peçonhenta, possui porte grande e de cauda curta. A dieta é composta de pequenos mamíferos, são vivíparas, quando ameaçadas acabam se enrolando, vibram a cauda e dão o bote. A peçonha pode causar acidentes fatais ou mutiladores se não forem tratados corretamente com o soro antibotrópico.

Palavras-chave: jararaca, cruzeira, peçonhenta, serpentes, urutu, Bothrops alternatus, Família Viperidae, Ordem Squamata.

Referências Bibliográficas:

ACHAVAL, F.; OLMOS, A. Anfíbios y Reptiles del Uruguay . Montevideo: Montevideo. 2003.

BECKER, Fernando Gertum; RAMOS, Ricardo Aranha; DE AZEVEDO MOURA, Luciano. Biodiversidade: regiões da Lagoa do Casamento e dos Butiazais de Tapes, planície costeira do Rio Grande do Sul. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2007.

CAMPBELL, Jonathan A. et al. The venomous reptiles of the western hemisphere. 2004.

BORGES-MARTINS, M & et al. A fauna de répteis do Rio Grande do Sul. natural de comunidades ainda não nos permite fazer extrapolações satisfatórias sobre padrões gerais de distribuição da fauna de répteis do Rio Grande do Sul. Da mesma maneira, ainda permite pouco poder de predição sobre a estruturação de comunidades em escala local.

GALLARDO, José María Alfonso Félix. Reptiles de los alrededores de Buenos Aires. Editorial Universitaria de Buenos Aires, 1977.

HALLER, E. C. P.; MARTINS, M. História natural da urutu, Bothrops alternatus (Serpentes: Viperidae: Crotalinae). In: V Congresso Latinoamericano de Herpetologia, Montevideo. Resumos… Montevideo. 1999. p. 69.

OLIVEIRA, R. B. História natural da comunidade de serpentes de uma região de dunas do litoral norte do Rio Grande do Sul, Brasil. Unpublished PhD thesis, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul. 225pp, 2005.

Autora: Eduardo Trusz
Revisor: Filipe Ferreira

Este projeto procurará proporcionar a todos os cidadãos interessados informações de qualidade referentes as espécies da fauna do Rio Grande do Sul.