Flamingo-chileno (Phoenicopterus chilensis)

Foto:Dario Niz [CC BY 3.0], via Wikimedia Commons

Grau de Ameaça: IUCN – NT.
Habitat: Lagoas, lagunas e regiões costeiras.
Distribuição: distribuem-se desde o nordeste do Equador até o Sul do Chile. Reproduzem-se principalmente nas regiões altas do centro-norte da Argentina, migrando para as regiões mais baixas e litorâneas durante o inverno, na estação não-reprodutiva. No Rio Grande do Sul, o principal local de invernada e ponto de alimentação destes animais é a Parque Nacional da Lagoa do Peixe, em Mostardas e Tavares, onde já há relatada uma população fixa de juvenis e adultos não-reprodutivos. Apesar do grau de ameaça pouco informado, estudos indicam que há um forte declínio populacional para a espécie nas próximas 3 gerações.
Características gerais: são animais de médio porte que medem entre 96 e 107 cm e pesam em média 2,3 Kg. Adultos possuem uma coloração rosa e avermelhada com exceção das rêmiges (penas inferiores da asa) e dos dois-terços apicais do bico, o que os diferencia das demais espécies de flamingo do mundo. Não apresentam dimorfismo sexual, com exceção do tamanho, onde machos são maiores que as fêmeas, e juvenis apresentam coloração acinzentada; São filtradores e alimentam-se de algas e pequenos invertebrados, vivem em bandos, entre 20 e 30 indivíduos, chegando a centenas durante a estação reprodutiva. A estação reprodutiva ocorre apenas com condições específicas do meio, quando há a formação do casal e a postura de um único ovo que é cuidado por ambos os pais.

Palavras-chave: Flamingo; Flamingo-chileno; Chilean Flamingo; Flamenco chileno; Phoenicopterus chilensis; Ordem Phoenicopteridae; Família Phoenicopteriformes; Classe Aves.

Referências Bibliográficas

BENCKE, Glayson A. et al. Revisão e atualização da lista das aves do Rio Grande do Sul, Brasil. Iheringia, Série Zoologia, v. 100, n. 4, p. 519-556, 2010.

BirdLife International 2016. Phoenicopterus chilensis. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T22697043A86468751. http://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2016-3.RLTS.T22697043A86468751.en. Downloaded on 04 July 2019.

CHRISTIE, D. A.; DE JUANA, E. Handbook of the Birds of the World Alive. Barcelona, Lynx Edicions. 2016.

DO BRASIL, Wikiaves-Enciclopédia das Aves. Disponível: https://www.wikiaves.com/wiki/flamingo-chileno. Acesso em 04 de Julho de 2019.

RIO GRANDE DO SUL. 2014. Decreto Estadual n° 51.797, de 08 de setembro de 2014. Declara as Espécies da Fauna Silvestre Ameaçadas de Extinção do Rio Grande do Sul. Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Autor: Henrique Delfino
Revisor: Filipe Ferreira

Este projeto procurará proporcionar a todos os cidadãos interessados informações de qualidade referentes as espécies da fauna do Rio Grande do Sul.