Jararaca(Bothrops jararaca)

Foto: Fernando Tatagiba [CC BY 3.0], via Wikimedia Commons

Habitat: Vive em florestas e cerrado.
Distribuição: Concentram-se no sul e sudeste do Brasil.
Hábito de vida: São terrestres, semi-arborícola, de atividade basicamente noturna.
Características gerais: Possuem história de vida ainda desconhecida, mas são uma das mais estudadas espécies de jararacas, pois a partir da peçonha é possível a fabricação de medicamentos para pessoas hipertensas, como o Captopril. Em relação ao corpo, possuem desenhos que são ótimos para a camuflagem na natureza, e, a reprodução é vivípara, ou seja, em vez de colocar ovos, ela dá luz aos filhotes, com o nascimento previsto para a estação chuvosa.

Palavras-chave: captopril, hipertensão, jararaca, Bothrops jararaca, peçonhenta, serpentes, Ordem Squamata, Família Viperidae.

Referências Bibliográficas:

ALVES, Maria Lúcia Machado; LEITÃO-DE-ARAUJO, Moema; WITT, André Alberto. Aspectos da biologia reprodutiva de Bothrops jararaca em cativeiro (Serpentes, Viperidae). Iheringia. Série Zoologia, 2000.

GRAZZIOTIN, Felipe Gobbi et al. Estudo filogeográfico de Bothrops jararaca (WIED, 1824) baseado no DNA mitocondrial (squamata: serpentes: viperidae). 2004.

MEREGALLI, B., MARTINS, J., S., M.; FERRI, M. e FERRET, M., F. Veneno de Bothrops jararaca na utilização de medicamentos para hipertensão. 2013.

Autora: Eduardo Trusz
Revisor: Filipe Ferreira

Este projeto procurará proporcionar a todos os cidadãos interessados informações de qualidade referentes as espécies da fauna do Rio Grande do Sul.