Golfinho-de-Commerson (Cephalorhynchus commersonii)

Foto: Mirko Thiessen [CC BY-SA 2.5], via Wikimedia Commons

Grau de Ameaça: IUCN – LC

Habitat: Essa espécie ocorre apenas no sul da America do Sul e em uma pequena ilha do Oceano Indico.

Distribuição: Distribuição conforme a IUCN.

Hábito de vida: Visto em pequenos grupos de indivíduos.

Características gerais: É um dos menores golfinhos do mundo, medeindo no máximo 1,7m. Possui uma coloração preta e branca muito evidente. Apresenta manchas no ventre, localizadas da nadadeira dorsal até a cauda. Suas nadadeiras peitorais e cabeça são pretas e na nadadeira dorsal até a cauda, com manchas no ventre. O restante de seu corpo é branco. Quando nascem, os filhotes são todo preto com manchas acinzentadas, quye tendem a clarear conforme o tempo passa. Suas nadadeiras peitoral e dorsal são arredondadas. Não possuem rostro definido. Sua alimentação é variada, incluindo peixes, lulas e invertebrados de fundo do mar (bentônicos). Essa espécie possui algas em seu estômago e acreditasse que a ingestão de algas seja para impedir danos dos bicos de lulas no seu estômago, como uma camada de proteção. A caça e a pesca acidental são suas maiores ameaças.

Palavras-chave: Golfinho-de-Commerson, Cephalorhynchus commersonii, Commerson’s Dolphin, Delfín de Commerson, Jacobita, Tonina Overa, Classe Mammalia, Ordem Cetartiodactyla, Família Delphinidae.

Referências Bibliográficas:

CRESPO, E., OOLAVARRIA, C., DELLABIANCA, N., IÑÍGUEZ, M., RIDOUX, V. & REEVES, R. 2017. Cephalorhynchus commersonii(errata version published in 2018). The IUCN Red List of Threatened Species 2017: e.T4159A128963283. Downloaded on 02 October 2018.

GONÇALVES, L. G. et al. Mamíferos do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Pacartes, 2014. 212 p.; il. Color. ISBN 978-85-62689-93-2

RIO GRANDE DO SUL. 2014. Decreto Estadual n° 51.797, de 08 de setembro de 2014. Declara as Espécies da Fauna Silvestre Ameaçadas de Extinção do Rio Grande do Sul. Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Autor: Filipe Ferreira
Revisora: Mariana Scain Mazzochi (UFRGS)

Este projeto procurará proporcionar a todos os cidadãos interessados informações de qualidade referentes as espécies da fauna do Rio Grande do Sul.