Golfinho-nariz-de-garrafa (Tursiops truncatus)

Foto: Lilian Sander
Foto: Lilian Sander
Foto: Lilian Sander

Grau de Ameaça: IUCN – LC / RS – VU.

Habitat:Vivem em águas tropicais e temperadas de todo o mundo. Podem ser encontrados com frequência em lagoas e rios em busca de alimento.

Distribuição: Distribuição conforme a IUCN.

Hábito de vida: Forma desde pequenos grupos a grupos com dezenas de indivíduos

Características gerais: É um dos golfinhos mais populares, devido a mídia e oceanários. Seu rostro é curto e grosso, que lhe confere o nome popular “Golfinho-nariz-de-garrafa”. Podem atingir mais de 3,5m de comprimento. Há uma curiosa interação entre pescadores de tainha e  essa espécie no litoral norte do Rio Grande do Sul. Há uma cooperação entre ambos para capturarem os peixes. Devido a isso podem ser chamados de “Boto-da-tainha”, embora ele seja de fato um golfinho e não um boto. Alimenta-se de peixes, lulas, polvos e crustáceos. É ameaçado de extinção em virtude da aproximação com as atividades humanas, como a captura acidental em redes de pesca, degradação do habitat, poluição química e sonora. Podem ser avistados facilmente no estuário de Tramandaí, Torres e Rio Grande.

Palavras-chave: Golfinho-nariz-de-garrafa, Tursiops truncatus, Common Bottlenose Dolphin, Bottle-nosed Dolphin, Bottlenosed Dolphin, Bottlenose Dolphin, Delfín Mular, Pez Mular, Tursión, Classe Mammalia, Ordem Cetartiodactyla, Família Delphinidae.

Referências Bibliográficas:

CREMER, M. J. Os mamíferos marinhos da Baía da Babitonga. Joinville: Editora Univille, 2015.

GONÇALVES, L. G. et al. Mamíferos do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Pacartes, 2014. 212 p.; il. Color. ISBN 978-85-62689-93-2.

HAMMOND, P.S., BEARZI, G., BJORGE, A., FORNEY, K.A., KARKZMARSKI, L., KASUYA, T., PERRIN, W.F., SCOTT, M.D., WANG, J.Y. , WELLS, R.S. & WILSON, B. 2012. Tursiops truncatus. The IUCN Red List of Threatened Species 2012: e.T22563A17347397. http://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2012.RLTS.T22563A17347397.en. Downloaded on 02 October 2018.

RIO GRANDE DO SUL. 2014. Decreto Estadual n° 51.797, de 08 de setembro de 2014. Declara as Espécies da Fauna Silvestre Ameaçadas de Extinção do Rio Grande do Sul. Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

 

Autor: Filipe Ferreira da Silveira – Revisora: Luíza Machado – BiMaLab (UFRGS)

 

Este projeto procurará proporcionar a todos os cidadãos interessados informações de qualidade referentes as espécies da fauna do Rio Grande do Sul.