Morcego-vampiro (Desmodus rotundus)

Foto:Uwe Schmidt [CC BY-SA 4.0], via Wikimedia Commons

Grau de Ameaça: IUCN – LC

Habitat: Abriga-se em cavernas, poços antigos, minas, ocos de árvores e edifícios abandonados, preferencialmente próximos a corpos d’água.

Distribuição: Distribuição conforme a IUCN.

Hábito de vida: Apresenta hábito social, formando colônias que variam de vinte a mais de cinco mil indivíduos. A limpeza social e a autolimpeza são comportamentos comuns à espécie, sendo a primeira relacionada com a partilha de alimento e a segunda uma resposta à infestação por ectoparasitas.

Características gerais: São os mais populares dos morcegos devido a sua dieta: Sangue. Por serem vetores da raiva bovina tiveram muitas colônicas dizimadas, o que na última década têm diminuído com a vacinação do gado contra a doença. Possuem dentes incisivos achatados e cortantes, utilizados para fazer uma pequena incisão superficial na pele do mamífero (doméstico ou silvestre), onde o Morcego-vampiro se alimentará lambendo a ferida. A coagulação do ferimento fica impedida por conta de enzimas anticoagulantes presentes na saliva do morcego. São de coloração cinza com o ventre mais claro. Possuem folha nasal, mas esta é pouco desenvolvida. Seu lábio inferior é fendido.  Indivíduos não aptos a alimentarem-se sozinhos são alimentados por outros morcegos da colônia por meio do regurgito.

Palavras-chave: Morcego-vampiro, Desmodus rotundus , Vampire Bat, Common Vampire Bat, Classe Mammalia, Ordem Chiroptera, Família Phyllostomidae.

Para mais informações: http://morcegosdobrasil.blogspot.com/

Referências Bibliográficas:

BARQUEZ, R., PEREZ, S., MILLER, B. & DIAZ, M. 2015. Desmodus rotundus. The IUCN Red List of Threatened Species 2015: e.T6510A21979045. http://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2015-4.RLTS.T6510A21979045.en. Downloaded on 18 September 2018.

GONÇALVES, L. G. et al. Mamíferos do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Pacartes, 2014. 212 p.; il. Color. ISBN 978-85-62689-93-2

REIS, Nelio Roberto et al. (Ed.). História natural dos morcegos brasileiros: chave de identificação de espécies. Technical Books Editora, 2017.

Autor: Filipe Ferreira da Silveira – Revisora: Cíntia Fernanda da Costa – BiMaLab (UFRGS)

Este projeto procurará proporcionar a todos os cidadãos interessados informações de qualidade referentes as espécies da fauna do Rio Grande do Sul.