Rato-da-floresta-de-Araucária Juliomys ximenezi

Habitat: Espécie descrita a partir de coletas no Parque Nacional do Aparados da Serra, Cambará do Sul. A espécie até o momento possui registro somente em formações florestais com Araucárias.

Distribuição: Por ser uma espécie recentemente descrita, há poucos registros. Os registros ocorreram no Parque Nacional dos Aparados da Serra.

Características gerais: Pesam aproximadamente 20g e possuem cauda maior que o comprimento da cabeça e corpo. De coloração acinzentada, sendo a região posterior e o fucinho ruivos. Pelos ao redor da boca totalmente brancos e sua cauda é bicolor, de ponta escura. Suas garras possuem tufos brancos de pelos. Ocorrem três espécies do gênero no estado, diferenciáveis apenas por caracteres não tão evidentes como cariótipo (2n = 32) e características da morfologia cranial. Espécie descrita em 2016.

Palavras-chave: Rato-da-floresta-de-Araucária, Juliomys ximenezi, Araucaria Forest tree mouse, Classe Mammalia, Ordem Rodentia, Família Cricetidae.

Referências Bibliográficas:

CHRISTOFF, Alexandre U. et al. A new species of Juliomys (Rodentia, Cricetidae, Sigmodontinae) from the Atlantic Forest of Southern Brazil. Journal of Mammalogy, v. 97, n. 5, p. 1469-1482, 2016.

Autor: Filipe Ferreira da Silveira – Revisor: Izidoro S. Amaral – BiMaLab (UFRGS)

 

Este projeto procurará proporcionar a todos os cidadãos interessados informações de qualidade referentes as espécies da fauna do Rio Grande do Sul.