FCE

Destaques

Centro de Estudos e Pesquisas Econômicas lança série de debates online durante a pandemia

Com o objetivo de incentivar as discussões sobre conjuntura econômica durante a suspensão das atividades presenciais na UFRGS, a Faculdade de Ciências Econômicas promove uma série de debates online, com início previsto para o mês de junho. O projeto, batizado de Conversando sobre Economia: teoria e conjuntura na pandemia, é de iniciativa do Centro de Estudos e Pesquisas Econômicas da UFRGS, o Iepe.

O primeiro evento da série está marcado para o dia 2 de junho, às 18h, para discutir a temática Crise sanitária e crise econômica na América Latina. O debate conta com a participação dos professores Andrés Musacchio, da Universidade de Buenos Aires, e Gabriel Alejandro Mendoza Pichardo, da Universidade Autônoma do México. A atividade, gratuita e aberta a todos os interessados, acontece na sala de debates do Iepe no Mconf. A FCE também transmite a videoconferência ao vivo pelo canal do YouTube da Faculdade: youtube.com/fceufrgs.

De acordo com o professor Alessandro Miebach, diretor do Iepe, a ideia do ciclo de debates surgiu do desejo de ajudar a comunidade a entender melhor o contexto da pandemia do coronavírus. “Apesar da suspensão das atividades presenciais na nossa universidade, seguimos na FCE em um ritmo de trabalho intenso de pesquisas, análises, bem como de discussões com pesquisadores e profissionais de outras instituições. Em uma dessas conversas, com o professor Adalmir Marquetti, da PUCRS, surgiu a ideia de unirmos esforços no sentido de promover debates com pesquisadores e analistas, tanto do Brasil quanto do Exterior, através de nossas redes de trabalho comum, que nos ajudem a compreender o momento que vivemos e o que podemos esperar para o futuro a partir da crise associada ao novo Coronavírus”, explica Miebach.

Ainda de acordo com o pesquisador, a proposta tem como objetivo oferecer à comunidade acadêmica e ao público em geral discussões qualificadas que permitam traçar uma panorama abrangente da conjuntura econômica doméstica e internacional da crise. Para ampliar o debate, serão convidados pesquisadores dos mais diferentes recortes teóricos para abordar temáticas variadas.

Todos os eventos serão online, com transmissão ao vivo pelo YouTube, onde também poderão ser acessados posteriormente. Inicialmente, serão dez encontros ao longo dos meses junho e julho, mas o andamento das atividades e o retorno do público serão fundamentais para avaliar os próximos passos e o formato do ciclo de debates.

O projeto Conversando sobre Economia: teoria e conjuntura na pandemia é realizado em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Economia da UFRGS, a Escola de Negócios da PUCRS e o Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento da PUCRS. Mais informações sobre o projeto com o professor Alessandro Meibach, pelo e-mail aledonadio@gmail.com.