Abertas inscrições para oitava edição do projeto de extensão Ufrgsmundi

Em 2019, a equipe do Ufrgsmundi, formada por mais de 80 estudantes de graduação da UFRGS, promove a oitava edição do projeto. Cada edição é produzida ao longo do ano inteiro e conta com a realização de três grandes ações: o ciclo de palestras, a aula preparatória e o evento de simulação, que acontecerá nos dias 5 e 6 de outubro, na Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS.  Neste ano, a atividade de simulação do Ufrgsmundi disponibilizará 400 vagas, tendo como público alvo estudantes de Ensino Médio das redes pública e privada do estado.

A participação Ufrgsmundi é feita em formato de delegação, que é um grupo de estudantes interessados em participar da atividade de determinada escola . Cada colégio da rede privada pode inscrever o número máximo de 15 alunos, enquanto os colégios da rede pública podem cadastrar até 20 estudantes.

Está acontecendo a primeira fase de inscrição, e, para realizá-la, é preciso que um professor responsável preencha o formulário disponível na página do projeto informando o número de alunos que pretendem formar a delegação da escola em que leciona. A segunda fase de inscrição ocorre em agosto, quando devem ser enviados os dados pessoais de todos os membros da delegação e efetuados os pagamentos do valor cobrado para a participação, que tem custo de 20 reais por aluno de escola privada e de 15 reais por aluno de escola pública. As datas determinadas para cada etapa do processo de inscrição serão divulgadas no site e nas redes sociais do Ufrgsmundi.

 

A oitava edição do Ufrgsmundi apresentará os seguintes comitês e tópicos:

  • Assembleia Geral das Nações Unidas – O combate ao problema mundial das drogas e do narcotráfico
  • Assembleia das Nações Unidas para o meio ambiente – Uso de agrotóxicos e contaminação do solo
  • Comissão de Direitos Humanos – Armamento civil
  • Conselho Europeu – Migrações na União Europeia
  • Conselho de Segurança Histórico das Nações Unidas – O genocídio de Ruanda (1994)
  • Fundo Monetário Internacional – Renegociação das dívidas externas dos países latino-americanos nos anos 80
  • Liga das Nações – Rearmamento alemão (1933)
  • Organização para a Cooperação Islâmica – Movimentos extremistas e radicalismo no oriente médio
  • Organização dos Estados Americanos – A situação na Venezuela
  • União Africana – Os desafios da reforma agrária no continente africano
  • Senado Federal – A reforma no Ensino Médio
  • Senado Federal (professores) – Impeachment da presidente Dilma Rousseff

O vídeo de divulgação dos comitês pode ser conferido na página do Facebook do Ufrgsmundi.

 

Sobre a iniciativa – Ufrgsmundi é um projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, organizado por alunos de graduação de diversos cursos, como Relações Internacionais, Direito, Jornalismo, Economia e Ciências Sociais. O Projeto é um Modelo de Simulações das Nações Unidas voltado para alunos de Ensino Médio das redes pública e privada do estado do Rio Grande do Sul e ocorre tradicionalmente na Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS. Durante o Evento, os participantes simulam reuniões de diferentes órgãos das Nações Unidas e de organizações regionais, buscando atingir consenso em diferentes tópicos.

O Ufrgsmundi constitui-se em um instrumento de ensino e aprendizagem de temas relacionados às áreas de Relações Internacionais, Direito, Economia, História e Jornalismo. Através de discussões sobre questões importantes para a atualidade mundial, o Evento reúne alunos e alunas interessados não somente na experiência de uma simulação, mas também em questionar e transformar a realidade.

Outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelo e-mail ufrgsmundi@gmail.com.

Se você encontrou algum erro nesta página, por favor, preencha o formulário abaixo e clique em enviar.