Empresa Júnior de RI comemora conclusão de 13 projetos em 2020

A Atlântica Consultoria Internacional, empresa júnior do curso de Relações Internacionais da UFRGS, celebra em seu quinto ano de existência a classificação como Empresa Júnior de Alto Crescimento e Impacto. Reformulada para existir de modo online devido à pandemia de Covid-19, a empresa encerra 2020 com treze projetos realizados, o dobro da meta estabelecida, consolidando seus processos e ganhando destaque no mercado gaúcho.

Gerida por graduandos do curso de Relações Internacionais e do curso de Administração, a Atlântica presta serviços de consultoria para empresas que querem se internacionalizar, seja pela importação ou exportação de produtos. No primeiro semestre de 2020, a empresa deparou-se com os desafios impostos pelo cenário de pandemia. “Logo no início do ano estávamos sem perspectivas de prospectar, tendo em vista a situação pouco favorável; também nos deparamos com a impossibilidade de fazer o processo seletivo presencial e, portanto, tivemos que tocar a empresa somente com a diretoria”, aponta Kelen Grando, atual presidente da empresa.

No entanto, a situação abriu caminho para que os diretores planejassem uma nova estruturação interna, e, posteriormente, reformulassem o processo seletivo de acordo com as limitações existentes. O novo processo seletivo, realizado de forma completamente virtual, resultou na maior equipe que a Atlântica já teve, totalizando 22 membros. Os novos integrantes foram alocados em Grupos de Trabalho (GTs) e responsabilizados por dar continuidade ao processo de reestruturação idealizado pelos diretores, auxiliando no processo de adaptação.

Na Diretoria de Projetos, essa reestruturação resultou na consolidação da Carta de Serviços da Atlântica, documento que identifica serviços entregues aos clientes e indica melhorias de impacto individual e social. A Diretoria de Marketing implantou uma estratégia chamada Inbound Marketing, além da adoção de novas ferramentas como RD Station Marketing, Google Ads, Facebook Ads e Google Analytics. Já a Diretoria Comercial reorganizou as formas e ferramentas de prospecção e o trabalho com inteligência comercial, impulsionando o relacionamento entre empresa e mercado.

A meta de projetos, estabelecida conforme os parâmetros da Brasil Júnior, confederação nacional das empresas juniores, foi dobrada e vencida pela Atlântica. Conforme o consultor Pietro Bottega, o aumento do fluxo de projetos no segundo semestre de 2020 foi marcado pela demanda de “Análise de Viabilidade”, serviço que auxilia as empresas a escolherem o mercado ideal para a exportação. Assim, os alunos-membros têm experimentado a oportunidade de trabalhar diretamente com empresas que buscam expandir-se internacionalmente, em conformidade com a missão da Atlântica de realizar projetos de excelência, simplificando e levando o comércio internacional para empresas brasileiras.

Entre os treze projetos realizados ao longo do ano, está um trabalho em conjunto com a F5, empresa júnior de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que rendeu a meta de Empresa Júnior Conectada. Classificada também como Empresa Júnior de Alto Crescimento e impacto, essas conquistas representam, respectivamente, a maior realização de projetos e a aprovação dos resultados por parte dos clientes. Portanto, a Atlântica comunica o agradecimento pelo apoio da UFRGS, principalmente por meio da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico (Sedetec), e do Movimento Empresa Júnior, no Núcleo de Porto Alegre.

A Atlântica Consultoria Internacional encerra 2020 avançando cada vez no seu desenvolvimento, com o intuito consolidar-se no mercado gaúcho, auxiliando diretamente as empresas que almejam conquistar novos mercados e contribuindo com o desenvolvimento profissional da equipe. A empresa almeja, também, aproximar-se ainda mais da comunidade da UFRGS, trabalhando em conjunto com o corpo docente e formando uma rede de colaboradores voluntários da pós-graduação, contribuindo no desenvolvimento profissional de seus integrantes e na geração de impacto social.

Aberta aos alunos da graduação que desejam fazer parte do elo entre a universidade pública e o mercado de trabalho, a Atlântica convida os interessados a participarem do processo seletivo em 2021, que acontece no começo do ano. A empresa pode ser acompanhada no Instagram e no Facebook.

Mais informações sobre a Atlântica Consultoria Internacional pelo marketing@atlanticaconsultoria.com.

    Se você encontrou algum erro nesta página, por favor, preencha o formulário abaixo e clique em enviar.