Biblioteca

A Biblioteca Setorial Gládis Wiebbelling do Amaral (Biblioteca da Faculdade de Ciências Econômicas – BIBECO) é um órgão integrante da Faculdade de Ciências Econômicas (FCE), e compõe o Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (SBUFRGS), coordenado tecnicamente pela Biblioteca Central. Compete à Biblioteca reunir, organizar, difundir, conservar e manter atualizado o acervo especializado nas áreas de Economia, Relações Internacionais, Contabilidade, Ciência Atuarial e Desenvolvimento Rural.

A BIBECO é uma das maiores bibliotecas do Rio Grande do Sul na área de Economia, possuindo um importante acervo com mais de 94 mil itens entre livros, teses, dissertações, trabalhos de conclusão de cursos de graduação, periódicos, folhetos, CD’s, DVD’s, etc., contemplando a produção intelectual de professores, alunos de pós-graduação e de graduação e de servidores também, além de ser a depositária seletiva do acervo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Biblioteca coleciona 1.041 títulos de periódicos nacionais e estrangeiros especializados e gerais, jornais diários locais e nacionais. Também, disponibiliza acesso a recursos de informação eletrônicos como o Portal de Periódicos da CAPES, que reúne em torno de 37 mil títulos de periódicos nacionais e estrangeiros com texto completo, o Newspaper Direct, que dá acesso ao texto completo de 4.000 jornais de 100 países, e o The New Palgrave Dictionary of Economics, dicionário eletrônico de economia. O acesso ao acervo é livre a todos os interessados. A consulta ao acervo é feita através do Sistema de Automação de Bibliotecas (SABi) no endereço www.sabi.ufrgs.br.

biblioteca

A Biblioteca é mais que uma coleção de livros e outros materiais, é um local ideal para o estudo, dispondo de espaço para mais de cem pessoas distribuído entre uma sala de leitura com ambiente climatizado, sete cabines para estudo em grupos e uma cabine de estudos para alunos de pós-graduação e professores da FCE. Proporciona também computadores com acesso à Internet e conectividade por meio de rede sem fio, juntamente de um laboratório de informática destinado aos alunos dos cursos de graduação.

Entre os serviços oferecidos pela Biblioteca estão: empréstimo de material bibliográfico, orientação prestada por bibliotecários na normalização de trabalhos acadêmicos (ABNT), levantamentos bibliográficos, comutação bibliográfica, empréstimo entre bibliotecas, consulta a bases de dados, exposições bibliográficas, treinamentos em busca de informação científica e normalização de trabalhos acadêmicos, visitas orientadas, etc. Ainda, a BIBECO disponibiliza em sua página alguns produtos como a lista de periódicos nacionais e estrangeiros que compõem seu acervo, listas de novas aquisições ao acervo e modelos para a apresentação de trabalhos, referências e citações. Qualquer usuário da comunidade interna e externa (alunos, professores, técnicos administrativos, terceirizados e comunidade em geral) pode manifestar suas sugestões, críticas, elogios ou reclamações para a Biblioteca através do serviço “Fale Conosco“, disponível no endereço eletrônico da biblioteca ou presencialmente.

O empréstimo de obras é permitido a alunos, professores e funcionários, mediante a apresentação do cartão de identificação da UFRGS. Os prazos de empréstimo variam de acordo com as particularidades da biblioteca e do tipo de material: três horas, três dias, semanal, dez dias (regular). Não há limite de itens para empréstimo e as renovações podem ser feitas tantas vezes quanto o usuário precisar, desde que observado o prazo de devolução e que não haja reserva para a obra desejada. A reserva de uma obra e a renovação do prazo de empréstimo são realizadas de forma eletrônica através do SABi. O atraso na devolução de uma obra implica pagamento de uma taxa por exemplar, por dia, cobrada ininterruptamente (sábados, domingos e feriados) até que seja feita sua devolução. O pagamento da taxa é feita através da Guia de Recolhimento da União (GRU) emitida a partir do SABi.

A Biblioteca também pode ser utilizada pela comunidade em geral para consultas e empréstimo de obras. O empréstimo é feito por um período de três horas mediante deixar um documento de identificação com foto (carteira de identidade civil, carteira de habilitação, carteira de identidade profissional). Doações de livros e outros materiais podem ser feitas para a Biblioteca mediante as seguintes condições:

– Envio de lista para aceite;

– Exemplares em perfeitas condições (sem página faltando, sem rasgões, sem capa solta, sem anotações a lápis ou a caneta, sem manchas ou fungos, sem buracos de cupim ou de traças, ou qualquer outro tipo de dano e outros estragos).

A reunião, organização e difusão dos recursos da Biblioteca são feitas por uma equipe composta por um total de dez servidores técnico-adminsitrativos, além de bolsistas. O horário de funcionamento da Biblioteca é de segunda a sexta, das 8h às 21h.

 

Mais informações:

Fone: (51) 3308-3514

E-mail: bibeco@ufrgs.br

Site: www.ufrgs.br/bibeco