Capes premia polo do Plageder em Santo Antônio da Patrulha

O polo de Santo Antônio da Patrulha da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que oferta o curso de graduação em Desenvolvimento Rural (Plageder), conquistou o primeiro lugar no prêmio Polo EaD em Ação. A iniciativa é promovida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com o objetivo de reconhecer os polos UAB que mais estimulam a interação com seu município e que têm os coordenadores mais proativos.

Para premiar os melhores, a Capes avalia desde a participação dos polos em atividades comunitárias e escolares, até a promoção de eventos técnico-científicos nas instituições, como cursos preparatórios e de reforço escolar. Com base nessas informações, os polos são classificados conforme os escores de nove critérios, com pontuação de 0,5 a 10 cada.

Dilce Eclai de Vargas Gil Vicente, coordenadora da UAB em Santo Antônio da Patrulha, recebeu com surpresa o anúncio do primeiro lugar na premiação. Ela conta que desde o início das atividades, há 12 anos, o foco é a população: “O que fazemos é tornar o polo uma referência de utilização para a comunidade”.

De acordo com Dilce, ao longo dos anos, os cursos e oficinas oferecidos em Santo Antônio da Patrulha foram sendo adaptados para atender as necessidades da população local. O polo, que antes ministrava aulas de inclusão digital, se adequou à demanda da comunidade e passou a ofertar cursos de inserção da tecnologia em sala de aula. “Cada projeto tem uma história e estamos ajudando a construir a história da UAB no Brasil”, ressaltou a coordenadora.

 

UAB garante universidade pública no interior

Integrado por Instituições Públicas de Ensino Superior, o Sistema Universidade Aberta do Brasil conta com polos distribuídos em todas as unidades da Federação e oferta, prioritariamente, cursos de licenciatura e formação continuada para professores da educação básica. Com a colaboração entre a União, estados e municípios, a UAB garante a presença da universidade pública no interior do País e contribui para o alcance das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024.

A graduação em Desenvolvimento Rural, vinculada à UAB por meio da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS, capacita profissionais com perfil crítico e inovador para atuação em questões que envolvem as dinâmicas regionais e locais da agricultura e do espaço rural. O curso, que é EaD, é concebido de modo que os conteúdos das disciplinas estejam relacionados à realidade das comunidades e dos estudantes.

A formação não possui caráter permanente na UFRGS e é ofertada como Programa Especial de Graduação. Em virtude da demanda da população, no entanto, três edições do curso já foram realizadas pela Universidade, que titulou 548 profissionais. Em 2017, o Plageder completou 10 anos.

*Com informações da Capes

Se você encontrou algum erro nesta página, por favor, preencha o formulário abaixo e clique em enviar.