Coronavírus: atualizações sobre o funcionamento da Faculdade

Consulte nesta página as informações sobre o funcionamento da Faculdade de Ciências Econômicas em virtude do novo coronavírus. Este material está em constante atualização, acesse periodicamente para manter-se informado. Em caso de dúvidas, escreva para comunicafce@ufrgs.br.

Receba as atualizações no seu e-mail, assine a news da Faculdade: www.ufrgs.br/fce/newsletter.

Medidas UFRGS

A UFRGS publicou diversas normas para regular atividades durante o período de pandemia, que valem para toda a Universidade. Consulte as principais orientações abaixo:

1) Calendário acadêmico e prazos

Conforme a Portaria 2286, publicada pela UFRGS no dia 17 de março de 2020, o Calendário Escolar do ano acadêmico de 2020 será redefinido ao final do período de excepcionalidade, garantido o cumprimento dos planos de ensino. A medida é válida para todos os prazos e atividades definidas no Calendário.

 

2) Aulas e atividades extracurriculares

As aulas estão suspensas em toda a UFRGS desde o dia 16 de março (as medidas valem até o dia 30 de junho). Atividades extracurriculares foram suspensas no dia 13.

 

3) Ensino à distância

Conforme a Portaria 2286, publicada pela UFRGS no dia 17 de março de 2020, as atividades de ensino a distância em cursos presenciais poderão ser utilizadas, excepcionalmente e onde cabível, com aprovação das respectivas comissões de graduação ou pós-graduação.

 

4) Estágios

A Pró-Reitoria de Graduação da UFRGS suspendeu as atividades de estágio obrigatório e de estágios de docência. No caso de ser imprescindível, a manutenção eventual de atividades de estágio obrigatório e de estágio de docência deverá ser avaliada e homologada pelas Comissões de Graduação em parceria com os Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs). A avaliação deverá considerar especificidades e necessidades dos campos de estágio articulada a questões de interesse acadêmico, observando, necessariamente, aspectos de ordem individual dos/as estudantes (decisão pessoal, fatores de risco inerentes ao campo de estágio e possíveis fatores de risco individual e familiar), devendo haver, obrigatoriamente, a garantia de condições adequadas de trabalho e de segurança laboral dos/as estudantes, atentando, em especial, para as excepcionais condições atuais. Nessa situação, o/a estudante deverá manifestar concordância expressa pela manutenção do Estágio.  A orientação, bem como o acompanhamento dos/as estudantes em estágio, deverá ser registrada nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem institucionais.

Com relação aos estágios não obrigatórios, recomendamos a observância às Diretrizes de Contingência da COVID-19 na UFRGS, bem como outras preconizadas pelas autoridades de saúde do país.

 

5) Funcionamento dos restaurantes universitários

A partir de 23 de março, por tempo indeterminado, os RU1, RU2 e RU4 atenderão exclusivamente os moradores das casas de estudante e beneficiários Prae que solicitaram quentinhas. Os demais RUs permanecerão fechados por tempo indeterminado.

As quentinhas deverão ser retiradas nos seguintes horários: entre 8h e 8h30min, no café da manhã; entre 11h30min e 12h30min, no almoço; e entre 18h e 18h30min, no jantar.

Dúvidas podem ser atendidas pelo e-mail dal_atendimento@ufrgs.br e questões de qualidade das marmitas podem ser discutidas pelo e-mail fiscalizaru@ufrgs.br.

 

6) Demais suspensões e adiamentos na UFRGS

Diversos setores da UFRGS publicaram normas para regular atividades durante o período de pandemia. A relação completa das ações que estão sendo tomadas pela Universidade podem ser acompanhas na página www.ufrgs.br/coronavirus.

 


Medidas no âmbito da FCE

A Faculdade de Ciências Econômicas está seguindo todas as orientações da Reitoria. Algumas medidas, por outro lado, são específicas para a comunidade da FCE. Consulte abaixo:

1) Acesso às dependências da FCE

Para evitar a disseminação do novo coronavírus, o prédio principal, o anexo e o Cisade estarão fechados ao público, de modo que o trânsito de pessoas só será permitido para docentes, técnico-administrativos, terceirizados e partícipes de bancas previamente agendadas. Desde o dia 23 de março, o acesso está autorizado apenas entre às 10h e às 16h, de segunda a sexta.

O ingresso de estudantes (de graduação ou pós) e bolsistas só será permitido em situações excepcionais. Se for necessário o acesso às dependências para buscar materiais ou copiar arquivos, por exemplo, escreva para comunicafce@ufrgs.br. Demais usos das instalações da FCE não serão autorizados, pois o objetivo é o de evitar, ao máximo, a circulação de pessoas.

 

2) Atendimento à comunidade

Os servidores da FCE estão em jornada de trabalho remoto. Por essa razão, todo o atendimento à comunidade está sendo feito por e-mail. Os contatos e os responsáveis pelos setores/áreas estão listados no quadro abaixo:

Área/setor Contato Responsável
Direção chvhorn@gmail.com Carlos Henrique Horn
Vice-direção lurdes.furno@ufrgs.br Maria de Lurdes Furno
Gerência administrativa aline.lummertz@ufrgs.br Aline Lummertz
Biblioteca lilian.maciel@ufrgs.br Lílian Maciel
Centro de Estudos e Pesquisas Econômicas – Iepe eversan@ufrgs.br Everson Vieira dos Santos
Centro Interdisciplinar Sociedade, Ambiente e Desenvolvimento – Cisade jorge.silveira@ufrgs.br Jorge Silveira
Comissão de Graduação de Ciências Atuariais cgatu@ufrgs.br Vinicius Ribeiro
Comissão de Graduação de Ciências Contábeis cgcon@ufrgs.br Marcelo Ortiz
Comissão de Graduação de Ciências Econômicas cgeco@ufrgs.br Diana Agliardi
Comissão de Graduação de Desenvolvimento Rural (Plageder) cgplageder@ufrgs.br Jorge Silveira
Comissão de Graduação de Relações Internacionais comgrad_rel@ufrgs.br Fabiana Silva Westphalen
Comunicação comunicafce@ufrgs.br Tatiany Lukrafka
Conselho da Unidade rhfce@ufrgs.br Susana Miranda da Silva
Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais dcca@ufrgs.br Vinicius Ribeiro
Departamento de Economia e Relações Internacionais deri@ufrgs.br Rodrigo Soares
Financeiro financeirofce@ufrgs.br Márcia Ramos
Informática rcosta@ufrgs.br Rogério Costa
Infraestrutura e manutenção paulo.souza@ufrgs.br Paulo de Souza
Núcleo de Avaliação da Unidade lisiane.moura@ufrgs.br Lisiane de Moura
Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade ppgcont@ufrgs.br Isabel Pereira dos Santos
Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural pgdrint@ufrgs.br Ana Paula Pacheco da Silva
Programa de Pós-Graduação em Economia cpge@ufrgs.br Liara Missau
Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais ppgeei@ufrgs.br Rached Centeno
Recursos Humanos rhfce@ufrgs.br Susana Miranda da Silva

 

3) Prazos e procedimentos acadêmicos

Em caso de dúvidas sobre datas de entrega de documentos e procedimentos acadêmicos que não estão indicados no Calendário Acadêmico da UFRGS, contate a Comgrad, o Departamento ou o Programa de Pós-Graduação. Para as datas já especificadas no Calendário da UFRGS a Universidade informou que serão redefinidas ao final do período de excepcionalidade, conforme a Portaria 2286.

 

4) Biblioteca

O atendimento está suspenso. Os empréstimos em dia estão sendo renovados automaticamente.

 

5) Projetos de extensão

O atendimento da Equilíbrio Empresa Júnior para serviços como declaração de Imposto de Renda, processos fiscais e recálculo de juros está suspenso. O UfrgsMun Back In School – Bis, também anunciou o adiamento das atividades.

 

6) Defesas de teses e dissertações

A marcação de bancas presenciais está suspensa. Se for possível a realização de bancas por videoconferência, os agendamentos e demais procedimentos devem ser combinados com os Programas de Pós-Graduação.

 

7) Outras dúvidas

A Faculdade de Ciências Econômicas está recebendo questionamentos da comunidade pelo e-mail comunicafce@ufrgs.br. Mantenha-se informado consultando ufrgs.br/fce/coronavirus: o material será atualizado conforme novas orientações forem sendo estabelecidas. Acompanhe as redes sociais da FCE: facebook.com/fceufrgs e instagram.com/fceufrgs.

 


Orientações específicas de setores da FCE

Alguns setores da Faculdade de Ciências Econômicas divulgaram orientações específicas, que são destinadas apenas a uma parte da comunidade. Veja abaixo:

Comissão de Graduação de Ciências Atuariais

A Comgrad Atuariais publicou a Resolução 3/2020 mantendo o andamento das aulas das disciplinas ministradas na modalidade EAD, de acordo com os Planos de Ensino vigentes. Em caráter excepcional, a Comissão também autorizou a substituição de aulas presenciais por aulas que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação, tanto em disciplinas EAD quanto em disciplinas presenciais. A Resolução completa está disponível aqui.

 

Comissão de Graduação em Ciências Econômicas

A Comgrad Economia publicou a Resolução 1/2020, também mantendo o andamento das aulas das disciplinas ministradas na modalidade EAD. Foi autorizada a substituição de atividades presenciais por aulas que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação. A Resolução completa está disponível aqui.

A Comissão de Graduação também publicou a Resolução 3/2020, para disciplinar a realização das atividades remotas na graduação. A medida possibilita ampliar, para além de 20%, a carga horária EAD de disciplinas presenciais. Para a realização das aulas a distância, no entanto, a norma prevê que haja concordância dos estudantes matriculados. Consulte a resolução completa aqui.

 

Comissão de Graduação em Relações Internacionais

A Comgrad Relações Internacionais não autorizou a realização de atividades EAD. Entre as razões, a Comissão cita que não é possível garantir o acesso às plataformas EAD por todos os alunos. A ata da reunião está disponível aqui.

 

Comissão de Graduação em Ciências Contábeis

A Comgrad Contábeis publicou a Resolução 2/2020, mantendo o cronograma das disciplinas EAD. A Comissão também autorizou que parte das atividades presenciais sejam realizadas a distância. Docentes que desejarem manter as atividades das disciplinas remotamente devem fazer contato com a Comissão de Graduação.

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