Documentário destaca a presença das mulheres brasileiras na diplomacia

No dia 13 de maio, às 16h, a FCE promove a exibição do documentário Exteriores – Mulheres Brasileiras na Diplomacia, na Sala Redenção da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110 – Campus Centro). A atividade tem entrada franca e é aberta ao público, sem necessidade de inscrições prévias.

Exteriores – Mulheres Brasileiras na Diplomacia é um projeto do Grupo de Mulheres Diplomatas, coletivo criado em 2013 e que hoje reúne mais de um terço das diplomatas brasileiras. Foi produzido como celebração do centenário de ingresso na carreira diplomática de Maria José de Castro Rebello Mendes, a primeira entre as profissionais brasileiras.

Além da trajetória de Maria José, a produção resgata as histórias de Odette de Carvalho Souza, a primeira embaixadora brasileira, e de Maria Sandra Cordeiro de Mello, a primeira aluna do Instituto Rio Branco. O documentário trata ainda sobre a carreira de Mônica de Menezes Campos, pioneira entre as diplomatas negras no país.

Os elementos históricos do documentário foram construídos com base em pesquisa de Guilherme Friaça, publicada pela Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG): Mulheres Diplomatas no Itamaraty, 1918-2011 – Uma Análise de Trajetórias, Vitórias e Desafios (download gratuito aqui). A produção também se inspirou na película Par Une Porte Entreouverte, sobre as diplomatas francesas.

 

Debate após a sessão – Ao final da exibição do documentário, o público é convidado a participar de um debate sobre a produção, com a presença das jovens diplomatas Camilla Corá e Isadora Loreto, ex-alunas da UFRGS, e da professora Verônica Korber, do Departamento de Economia e Relações Internacionais da FCE. A mediação será realizada pela mestranda Camille Amorim, do Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais.

A iniciativa é do Laboratório de Análise de Política Externa Brasileira, em parceria com o Departamento de Difusão Cultural da UFRGS. Mais informações pelo e-mail labpeb.ufrgs@gmail.com.

 

Assista ao trailer:

Se você encontrou algum erro nesta página, por favor, preencha o formulário abaixo e clique em enviar.